Sondagem CNI/CBIC mostra que nível de emprego se mantém em queda

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Sondagem CNI/CBIC mostra que nível de emprego se mantém em queda

Dados da Sondagem Indústria da Construção, publicada nesta segunda-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), revelam que o nível de atividade e o emprego apresentam um comportamento estável no terceiro trimestre deste ano em relação aos meses anteriores. Ou seja, os dados continuam indicando queda na atividade e no emprego.
De acordo com a pesquisa, o ritmo de queda da atividade e do emprego que havia se tornado menos intenso no primeiro semestre de 2016 manteve-se inalterado no terceiro trimestre. A demanda insuficiente continua sendo o principal problema enfrentado pelas empresas, seguido pela elevada taxa de juros e alta carga tributária.
Por outro lado, os indicadores de condições financeiras das empresas e de acesso ao crédito mostraram variação positiva, ainda que dentro da margem de erro, pelo segundo trimestre consecutivo. Além disso, o índice de intenção de investimento indica uma tendência de alta.
No que se refere ao desempenho da indústria da construção em setembro, a Sondagem revela que o nível de atividade permanece em queda, atingindo 41,5 pontos no mês de referência. Já o indicador de número de empregados permaneceu praticamente estável, em 39,7 pontos, na passagem de agosto para setembro.
Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem Indústria da Construção, realizada junto as 591 empresas, sendo 187 pequenas, 266 médias e 138 grandes, no período de 3 a 14 de outubro.