Sigor é apresentado em Santos

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Sigor é apresentado em Santos

A Regional do SindusCon-SP em Santos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Cetesb, realizaram, no último dia 6, na Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), uma reunião de apresentação do Sistema Estadual de Gerenciamento on-line de Resíduos Sólidos (Sigor) – Módulo Construção Civil.
O diretor da Regional do SindusCon-SP em Santos, Osmar Luiz Quaggio, lembrou a importância do Sistema. “O Sigor vai ser útil para que as construtoras consigam fazer a destinação correta dos resíduos das obras”.
Já o vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP e da Assecob, Ricardo Beschizza, lembrou das dificuldades que o segmento enfrentou com a questão dos resíduos da construção. “É grande a necessidade de haver adequações nas leis para que os processos fiquem mais práticos,” destacou ele, fazendo um breve relato sobre o histórico do Sigor.
O coordenador do Sigor, João Luiz Potenza, lembrou que a participação da construção civil e da Cetesb foi essencial para o desenvolvimento do sistema.
Potenza lembrou aos presentes que, inicialmente, até que todo o sistema esteja funcionando plenamente, todos os processos de destinação de resíduos deverão ser feitos no papel (procedimento antigo) e também pelo sistema. ‘‘Assim que tudo estiver 100% em ordem, não haverá mais a necessidade do processo em papel’’, ressaltou.
Ele também lembrou que Santos é uma das cidades parceiras do governo do estado para implantação do sistema e que o módulo destinado à construção civil é o primeiro a ser implementado. ‘‘Já estamos trabalhando em São José do Rio Preto e agora estamos chegando a Santos. Sorocaba e Catanduva serão as próximas cidades. Inicialmente, aqui em Santos, vamos trabalhar com uma linha de corte de 1000 m², mas que será reduzida com o passar do tempo”, explicou.
Durante o encontro ficou acordado que as empresas geradoras de resíduos têm 30 dias para efetuar seus cadastros iniciais no Sigor e, a partir de então, começar a efetuar os processos pelo sistema e no método antigo, paralelamente,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo