Amanhã em São Paulo: 7º Seminário Internacional BIM vai tratar do uso da ferramenta em órgãos públicos no Brasil

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

O 7º Seminário Internacional BIM SindusCon-SP, que acontece nesta quarta-feira (26) dará destaque à implantação e vantagens que o uso do BIM podem trazer à gestão pública. Um dos palestrantes que falarão sobre o uso da ferramenta por parte do governo é o diretor de caracterização e incorporação do Patrimônio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Washington Gultenberg de Moura Luke, que vai detalhar algumas das ações do órgão, que envolvem o uso do BIM.
Uma delas é o Programa de Modernização da Gestão da SPU: um acordo de cooperação técnica entre a secretaria e o Exército para o desenvolvimento do Geovisualizador de Imóveis da União que utiliza conceitos da tecnologia BIM.
No âmbito do Programa de Modernização da Gestão da SPU, foi realizado um acordo de cooperação técnica entre a SPU e o Exército Brasileiro para o desenvolvimento do Geovisualizador de Imóveis da União que utiliza conceitos da tecnologia BIM. O Geovisualizador pode ser visitado no endereço.
A Secretaria também está envolvida na atualização das Práticas SEAP – Manual de Obras Públicas, que não é revisado desde 1997. Os manuais são referências nas licitações de projetos, manutenção e obras prediais no âmbito do Governo Federal. O trabalho está sendo feito em cooperação com os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
As atividades de revisão serão conduzidas pela SPU e feitas de forma colaborativa com os diversos órgãos da administração pública, universidades e entidades de classe.
A atualização das Práticas SEAP está alinhada com os estudos da Câmara dos Deputados sobre a exigência do BIM nas concorrências de obras públicas.
A forma como as obras públicas são licitadas no país pode passar por grande transformação. A Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93) estuda a exigência do BIM nas concorrências de obras públicas acima de R$ 7 milhões.
Está em tramitação no Congresso a Medida Provisória nº 727, de 12 de maio 2016, que cria o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que inclui a tecnologia BIM como condição “sine qua non” para participação das licitações das empresas contratadas.
O projeto de retrofit do Bloco O da Esplanada dos Ministérios também está sendo feito pela SPU, que pretende usá-lo como modelo para os outros 16 prédios e demais edifícios de órgãos públicos.
“Acompanhamos projetos do Ministério da Indústria e Comércio, do Planejamento, Das Cidades e da Defesa para criar um Comitê Interministerial do BIM. É uma tecnologia que permite a antecipação de vários problemas então, o desempenho global é maior,” explicou Luke.
BIM no Legislativo
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção (BIM), deputado  Julio Lopes (PP-RJ),  avalia a metodologia BIM como uma  realidade virtual. “É mais economia e eficiência na obra. Os benefícios são evidentes em todas as fases,” disse Lopes.
Instalada na Câmara dos Deputados há um ano a Frente Parlamentar tem o objetivo de garantir mais eficiência e segurança para a construção civil e reduzir custos. “É fundamental que os projetos no Brasil tenham mais qualidade e previsibilidade; para isso, é imprescindível a adoção — como exigência nas concorrências de obras públicas — de ferramentas e serviços certificados, como o Building Information Modeling (BIM)”, ressaltou o deputado.
Julio Lopes enviou ao Palácio do Planalto uma indicação legislativa sugerindo a utilização da metodologia em todas as obras financiadas com recursos públicos.
Também integram a Frente Parlamentar:
– 1º vice-presidente: deputado Carlos Marun (PMDB-MS)
– 2º vice-presidente: deputado João Paulo Papa (PSDB-SP)
– 3º vice-presidente: deputado Caetano (PT-BA)
– 1º secretário: deputado Hildo Rocha (PMDB-MA)
– 2º secretário: deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR)
– 3º secretário: deputado José Nunes (PSD –BA)
– Tesoureiro: deputado Marcos Abrão (PPS-GO)
O diretor de caracterização e incorporação do Patrimônio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Washington Gultenberg de Moura Luke, e o presidente da Frente Parlamentar para o uso do BIM, deputado Julio Lopes, serão palestrantes no painel : BIM em Instituições Governamentais do Brasil e Exterior.
Informações e inscrições, aqui.

(Com informações do site do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão)