Curso

Aplicação dos requisitos e critérios da norma de desempenho (ABNT NBR 15575:2013) em empreendimentos residenciais: da compra do terreno até a elaboração do Manual de uso e manutenção.

Objetivo:

Capacitar engenheiros e arquitetos das diversas áreas das empresas incorporadoras e construtoras para aplicação dos requisitos e critérios da norma de desempenho aos seus empreendimentos.

Dias 12 e 13 de setembro – Terça e quarta – das 17h às 21h.

Conteúdo Programático:

• Conceituação da norma ABNT NBR 15575:2013;
• Ligação com outras normas e com leis e códigos de obras;
• Responsabilidades: empresa incorporadora, projetistas, fornecedores de materiais, componentes e
sistemas, construtora, usuários;
• Evidências e demonstração de atendimento à norma no projeto, por parte dos fornecedores de materiais
e componentes, na execução da obra, orientações aos usuários.
• Como inserir o atendimento à ABNT NBR 15575 no processo de desenvolvimento do empreendimento e
no sistema de gestão da qualidade: terreno, produto, orçamento, projeto e especificações, qualificação de
fornecedores, obras, manual de uso, operação e manutenção.

• Providências na concepção do produto para os requisitos relacionados às condições de exposição e riscos
previsíveis;
• Requisitos gerais e como atender aos requisitos que incidem sobre a edificação como um todo.
• Evidências do projeto de estruturas;
• Requisitos para fachadas e paredes internas e como se pode atendê-los com os sistemas disponíveis no
mercado brasileiro.

• Requisitos para pisos e como se pode atendê-los com os sistemas disponíveis no mercado brasileiro;
• Requisitos para coberturas e providências de projeto para atendê-los;
• Requisitos para sistemas hidrossanitários e providências de projeto para atendê-los.

• Controle tecnológico da obra para atendimento à norma;
• Alterações necessárias no Manual de uso e manutenção.
• Análise de situações reais de projetos em dúvidas frequentes de interpretação da norma
• Dúvidas dos participantes

Conclusões e encerramentos

Engenheiros, arquitetos, técnicos e tecnólogos atuantes em empresas de projeto, empresas incorporadoras e construtoras e empresas fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos nas áreas de projeto, suprimentos, planejamento e orçamento, execução de obras, gestão da qualidade, vendas técnicas e áreas
afins, profissionais em geral ligados à aplicação da norma ABNT NBR 15575.

Corpo Docente:

Maria Angelica Covelo Silva

Eng. Civil graduada pela Universidade Estadual de Londrina – PR, Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento, tendo atuado de 1990 a 1998 como sócia e diretora da empresa de consultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, de 1988 a 1990 como pesquisadora do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, de 1987 a 1988 como professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Consultora especializada em gestão da qualidade, melhoria de processos, desempenho e tecnologia de construção, atuante em empresas incorporadoras e construtoras, fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos, empresas de projeto e entidades de classe de toda a cadeia produtiva da construção civil. Atua com as principais entidades técnicas do setor da construção coordenando ações técnicas setoriais, participa de atividades docentes como professora convidada e como membro de bancas de mestrado e doutorado em várias universidades e participa de congressos e workshops internacionais nas áreas de tecnologia, qualidade e desempenho de edificações. Atuou na elaboração da ABNT NBR 15575 e, desde 2005, ainda durante o desenvolvimento da norma, ministra treinamentos e consultoria para a implantação dos requisitos de desempenho em empreendimentos e nos produtos e processos de empresas incorporadoras e construtora, empresas de projeto e de fabricação de materiais e componentes.