Encerramento de Obra. Contabilidade e Aferição. DISO Internet

Objetivo:

Apresentar de forma prática todos os procedimentos relativos ao encerramento de obra visando evitar autuações e facilitando o encerramento do empreendimento junto à Receita Federal do Brasil.

Conteúdo Programático:

I – Preenchimento passo a passo da DISO – Declaração e Informação sobre Obra de Construção Civil disponível no site da Receita Federal.

II – Encerramento de Obra por Aferição. Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

1.Formas de Aferição: CUB, Contratos e Notas Fiscais;

2.Exercício Prático. Elaboração de Cálculo de Obra. Enquadramento do Imóvel. Identificação do CUB Aplicável. Custo Global da Obra. Redutores. Pré-Moldado e Pré-Fabricado. Notas de Concreto. Remuneração da Mão de Obra. Utilização e Atualização dos Recolhimentos. Conferência do ARO – Aviso de Regularização de Obra;

3.Obra Parcial e Inacabada;

4.Documentos Necessários;

5.Procedimentos para Obtenção de CND.

III – Encerramento de Obra pela Contabilidade.

1.Informação dos Recolhimentos. Mão de Obra Própria. Empreiteiros/Subempreiteiro. Importância do Preenchimento Correto das Notas Fiscais e SEFIP.

2.Documentos Necessários. Comprovação de Área, Destinação e Categoria;

3.Procedimentos para Obtenção de CND.

IV – Encerramento de Obra Decadente e Parcialmente Decadente. Prazos. Documentação Necessária para Comprovação de Início e Término da Obra. Procedimentos para Obtenção de CND.

V – Empresas Desobrigadas da apresentação de Contabilidade. Optante pelo Simples.

VI – Certidão Negativa de Débito.

Construtores, Diretores, Administradores, Advogados, Engenheiros, Contadores, Responsáveis pelo RH e Fiscal e Demais Interessados na Legislação Previdenciária.

Corpo Docente:

Graça Colorida

Maria da Graça Barbosa Nogueira

Advogada nas áreas civil e trabalhista, Psicóloga e Pedagoga. Atuou por 19 anos como Auditora Fiscal no PROS e posteriormente na Secretaria da Receita Previdenciária (atualmente Receita Federal do Brasil). Como Auditora, exerceu cargos de Gerência, Chefia de Divisão e de Fiscalização; Colaborou na redação das normas previdenciárias relativas à construção civil e participou ativamente do Núcleo de Orientação ao Contribuinte. Atualmente é consultora e presta serviços de assessoria previdenciária especializada.