Aos 74 anos faleceu em São Paulo o arquiteto Carlos Bratke

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Aos 74 anos faleceu em São Paulo o arquiteto Carlos Bratke

Faleceu em São Paulo na última segunda-feira (9) o arquiteto Carlos Bratke, aos 74 anos. Referência na arquitetura brasileira e conhecido por seus contornos futuristas nos projetos, ele foi responsável por 60 projetos na avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, na zona Sul de São Paulo.
Carlos BratkeEntre suas obras estão os edifícios Jacarandá, Irene de Azevedo Soares Cury, Ronaldo Sampaio Ferreira, Attilio Tinelli, além do Centro Empresarial Paulista, do Espaço Cultural, do Centro Empresarial e Cultural João Domingues de Araújo, todos em São Paulo. Também estão entre seus projetos a Igreja São Pedro e São Paulo, a Casa do Arquiteto, no Morumbi, e o Parque do Povo, na zona Oeste da capital paulista.
Bratke também possui obras no Amazonas, Ceará, Brasília, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, além de Estados Unidos, Uruguai, Israel e México.
Com projetos marcados pelo experimentalismo tanto formal como técnico, Bratke era da primeira geração de arquitetos paulistas conhecidos como “não alinhados”, que contestou os dogmas da arquitetura moderna.
Nascido em 20 de outubro de 1942, formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, e era pós-graduado em Planejamento e Evolução Urbana pela Universidade de São Paulo (USP). Era filho do também arquiteto Oswaldo Arthur Bratke.
Foi docente na Universidade Mackenzie e da Faculdade de Arquitetura em Belas Artes e presidiu entidades como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Fundação Bienal de São Paulo e o Museu da Casa Brasileira.