Brasil assina convênio de cooperação com o Reino Unido para ampliar uso do BIM

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Brasil assina convênio de cooperação com o Reino Unido para ampliar uso do BIM

O Brasil assinou um Memorando de Entendimento com o Reino Unido, no último dia 7, para a troca de experiências na utilização do BIM em obras governamentais. O convênio foi celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Secretaria do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) com a Secretaria de Estado de Comércio do Reino Unido.
O objetivo do convênio é contar com a experiência do Reino Unido, que obteve sucesso na utilização do BIM e ajuda outros governos a difundir o uso da ferramenta. Essa mesma parceria já foi feita com o Chile que definiu metas para a que a modelagem se torne padrão em obras públicas e privadas.
BIM1
O encontro foi mediado pelo coordenador da Frente Parlamentar do BIM, deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ). O parlamentar protocolou o Projeto de Lei 6619, no início deste mês, que prevê “nova redação ao § 1º do artigo 7º da Lei nº 8.666 para estabelecer a obrigatoriedade do sistema de modelagem da informação da construção, identificado pela sigla BIM, na confecção de projetos executivos de obras e serviços de engenharia contratados pelos órgãos e entidades da administração pública…”
Da assinatura do Memorando participaram também o secretário de Estado de Comércio Internacional e presidente do Conselho de Comércio do Reino Unido, Liam Fox ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira e o secretário do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Moreira Franco.
Frente Parlamentar do BIM
Instalada em 21 de outubro de 2015, a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção, e tem por objetivo garantir mais eficiência, segurança e redução de custos para a construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo