Campanha contra dengue começa nos canteiros de obras

Regional São José do Rio Preto

Por Regional São José do Rio Preto

Campanha contra dengue começa nos canteiros de obras

A Regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) de São José do Rio Preto iniciou uma campanha nos canteiros de obras do município com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito aedes aegypti.  A ideia é capacitar e orientar os trabalhadores da construção civil a eliminarem criadouros do mosquito que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A cidade registrou mais de 16 mil casos destas doenças em 2016.
A iniciativa envolve também técnicos das construtoras onde são realizadas as campanhas e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A ação começa com palestra para os trabalhadores falando sobre o mosquito, as doenças e a importância da prevenção. Depois os eles passam pelo canteiro de obras recolhendo restos de plásticos, caixas de embalagens, canos, telhas, copos, tampinhas plásticas e outros resíduos que possam acumular água para que não se transformem em criadouros do aedes aegypti.
Na primeira semana as palestras foram em cinco obras da MRV Engenharia envolvendo cerca de 500 trabalhadores. Outras construtoras associadas e filiadas ao SindusCon-SP planejam levar a ação para seus canteiros de obras nas próximas semanas.
Douglas William Hakini Soares, que é do Programa SindusCon-SP de Segurança, da Regional de Rio Preto, é quem está coordenando a ação conciliando o interesse das construtoras com a agenda dos outros parceiros da campanha.  “Nós montamos a programação junto com os técnicos de segurança do trabalho da obra e fazemos a apresentação para os pedreiros, serventes, eletricistas, encanadores, enfim, para todo o pessoal envolvido na obra. A conscientização deve atingir a todos”, afirma Soares.
Jessica Fernanda Correa, técnica de segurança do trabalho da MRV Engenharia, afirma que a campanha tem um efeito multiplicador. “Promovemos a campanha para prevenir a saúde do trabalhador não só no canteiro de obras. Percebemos que as pessoas levam as informações para casa e as famílias também passam a realizar a prevenção”.
Este é o segundo ano que a Regional realiza este trabalho. Em 2016 a campanha chegou em 25 canteiros de oito construtoras associadas abrangendo um total de 3.200 trabalhadores.
Empresas interessadas em realizar a ação nas suas obras podem entrar em contato com a secretaria da Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto pelo telefone 17 3226 5626.