Campinas: Curso de Introdução ao BIM mostra as possibilidades que a ferramenta oferece às construtoras

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

A importância da utilização do Building Information Modeling (BIM) e os principais conceitos sobre a ferramenta serão apresentados no Curso de Introdução ao BIM, na Regional do SindusCon-SP em Campinas, no dias 18, 19 e 20 deste mês.
O arquiteto, urbanista e consultor em BIM, Rogério Suzuki, que ministra o curso, conta que além de mostrar as possibilidades de aplicação do software, o curso também aponta a necessidade de preparar profissionais para a utilização do BIM. “Não adianta apenas adquirir a ferramenta sem saber exatamente o que ela pode fazer. Adotar uma nova maneira de planejar e executar um projeto exige também uma mudança no jeito de trabalhar e interagir com os parceiros,” explica Suzuki.
O consultor alerta para a necessidade urgente de as empresas passarem a utilizar o BIM sob o risco de ficarem de fora de concorrências e licitações. “Hoje, várias empresas públicas já publicam em seus editais a obrigatoriedade da aplicação do BIM ao projeto. CPTM, Metrô, BNDES, Petrobras e tantas outras já fazem essa exigência. Estamos em um momento de escassez de obras, se as empresas não se prepararem terão mais um impeditivo,” destaca.
Segundo Suzuki, a maior parte das construtoras que executam obras de maior valor já aplica o conceito e a adoção do BIM é uma tendência que deve ser incorporada ao cotidiano das construtoras. De acordo com o consultor, o que ainda limita a utilização em larga escala é a falta de conhecimento sobre as possibilidades que o BIM traz para todo o ciclo de vida do edifício, do projeto à demolição. “Depois de conhecer o básico e como a ferramenta pode melhorar processos, reduzir custos e evitar refação é possível partir para usos mais complexos e processos colaborativos,” completa Suzuki.
O Curso de Introdução ao BIM é direcionado a todos os envolvidos direta ou indiretamente na cadeia da construção civil.
Informações e inscrições, aqui.
Curso de Introdução ao BIM
Data:
18, 19 e 20 de agosto, das 9h às 18h
Local: Campinas (Metrocamp – av. Dr. Sales de Oliveira, 1661 – Vila Industrial)
Ministrado por:
Rogério Suzuki, arquiteto e urbanista, mestrando em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. É membro da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT atuando no subgrupo de Planejamento 4D.