Campinas reúne players da construção civil em encontro do SindusCon-SP

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Campinas reúne players da construção civil em encontro do SindusCon-SP

Os desafios do setor da construção civil foram tema da Plenária realizada ontem (18), em Campinas, pelo SindusCon-SP. O encontro ocorre mensalmente em São Paulo e, a cada dois meses, é realizado em regionais da entidade no estado.
Segundo o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, o momento é de estabilidade, mas para que o segmento volte a crescer e impulsione a economia do país é preciso que ocorra o saneamento das finanças do governo. “Existem recursos no mundo que podem ser atraídos para o Brasil. Portanto, nosso foco é lutar pela Reforma da Previdência para que a situação fiscal do país se realinhe e os investimentos retornem”, defendeu.
Também presente na Plenária, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campinas, André von Zuben, reafirmou o compromisso da cidade para com o setor e o relacionamento construído com o sindicato. “Sinto-me bem à vontade em participar deste encontro, pois conheço bem o setor e caminhamos em parceria com o SindusCon-SP em projetos como o do Tijolo Ecológico”, disse. Ele também citou as ações empreendedoras que a Prefeitura realiza para desburocratizar a abertura de empresas no município: “Em Campinas, destaco a abertura de empresas em cinco dias, a emissão de certidão de uso de solo em até dez dias e via web, e a aprovação em até cinco dias de projetos de até 500 m², assinados por engenheiros ou arquitetos”, pontuou o secretário.
Itinerância e protagonismo
O diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti, destacou que a cidade foi a primeira cidade a receber a reunião itinerante. “Fomos os primeiros a participar deste projeto de plenárias itinerantes e agora, após uma rodada em todas as regionais, a recebemos novamente. É uma oportunidade fantástica para reunirmos os membros do SindusCon-SP, presidente, vices e diretores regionais, além de estreitarmos o relacionamento com associados e instituições parceiras do setor, como o Seconci-SP, Caixa Econômica, Banco do Brasil e autoridades municipais.”
Além do corpo diretivo do SindusCon-SP, estiveram presentes os diretores de regionais da entidade, o presidente do Seconci-SP, Sérgio Porto, representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e executivos de construtoras e imobiliárias da Região Metropolitana de Campinas.
Comitê de Tecnologia e Qualidade Regional
O Comitê de Tecnologia e Qualidade Regional (CTQR) também se reuniu na manhã de quinta-feira (17), na sede do Seconci-SP Campinas, para debater a reforma trabalhista. O encontro é uma derivação regional do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP e se reúne mensalmente para compartilhar práticas e novas técnicas que podem ser aplicadas ao setor.
A gerente do Departamento Jurídico do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho, apresentou as novas regras da modernização trabalhista e os impactos para o setor da construção, tais como: acordo individual e coletivo, horas extras e banco de horas, horas in itinere, férias, homologação. Vale lembrar que a nova legislação passa a vigorar no próximo dia 11 de novembro, 120 dias após publicação no Diário Oficial da União.