“Capacitação profissional minimiza acidentes em obras de concreto armado e protendido”

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

“Capacitação profissional minimiza acidentes em obras de concreto armado e protendido”

Atenção nos processos e responsabilidade em cada etapa da obra. Essa foi a principal mensagem passada pelo diretor técnico do Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer, Roberto José Falcão Bauer, em palestra sobre acidentes em obras de concreto armado e protendido proferida no último dia 7, no Senai em Santos.
Do total de acidentes de trabalho registrados 49%  são colapsos que ocorrem durante o escoramento de concreto, 23% de ocorrências se dão logo após o lançamento do concreto e 12% durante a remoção do mesmo, alertou Bauer. Capacitar a equipe, em todas as funções profissionais, e manter um diálogo de valorização do funcionário também se faz importante para minimizar acidentes.
Embora não seja possível especificar percentualmente quanto em acidentes pode ser evitado, Bauer reforça que a qualidade das construções nasce com projetos e especificações, se consolida na execução e é preservada no uso, operação e manutenção. “Cada funcionário deve ter em mente que ele é parte importante para que se cumpra adequadamente as etapas do projeto e para o sucesso do empreendimento. É essa aproximação entre técnicos, engenheiros e arquitetos que gera confiança, evitando o retrabalho e o desperdício”, analisa o especialista em patologia de materiais, estruturas e habitabilidade.
O fato de Santos ser uma cidade litorânea exige maior atenção no que diz respeito ao cobrimento das ferragens devido ao clima úmido e o ataque da maresia que resulta em corrosão do material ferroso. “As estruturas mais utilizadas sempre têm novas tecnologias em aumento de resistência do concreto, cobrimento de ferragens e fôrmas prontas, sendo importante também o uso de escoramento metálico que dá maior segurança para a estrutura ou obras e contribui para que ela seja mais sustentável também”, reforça o diretor da Regional do SindusCon-SP em Santos, Osmar Luiz Quaggio Gomes.
O diretor regional ressalta ainda “a importância da estrutura inicial bem feita, que consequentemente, trará êxito até o final da obra como um todo”.
Organizado pela Regional do SindusCon-SP em Santos, com o apoio do Senai Santos e Assecob, o evento contou com a presença de estudantes, engenheiros, arquitetos e construtores.
(Ana Paula Vianna)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo