CBIC lança indicador que mede a evolução dos lançamentos e vendas no mercado imobiliário

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

CBIC lança indicador que mede a evolução dos lançamentos e vendas no mercado imobiliário

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (03/05), o primeiro indicador nacional do país que mede a evolução dos lançamentos e vendas no mercado imobiliário. A variedade e dispersão da oferta passa agora a ser acompanhada e analisada a cada trimestre, com o objetivo de oferecer dados para que as empresas do setor possam acompanhar o desenvolvimento do mercado e antever tendências. O indicador nacional será ferramenta estratégica para a tomada de decisão pelo empreendedor e também pelos demais agentes. “Esse estudo tem grande importância para o nosso mercado e permitirá termos um acompanhamento histórico e consistente do mercado imobiliário, favorecendo a tomada de decisões empresariais e a formulação de políticas públicas”, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
O estudo foi apresentado no Encontro de Informações Estratégicas para o Mercado Imobiliário, realizado pelo Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC em parceria com o Secovi-SP. “A partir de 2015 contratamos uma consultoria que rodou o país para melhorar os índices disponíveis para a formação de um indicador nacional”, relata o economista Celso Petrucci, líder desse projeto na CII. O presidente da CII, Flávio Prando, também participou do encontro que reuniu cerca de 150 empresários, dirigentes e profissionais do mercado imobiliário, em auditório na sede do Secovi-SP.
Com o indicador, os interessados no mercado imobiliário poderão ter um pouco mais de compreensão sobre a totalidade de empresas que produzem imóveis em todas as regiões do país. Este primeiro levantamento publicado pela CBIC, em correalização com o Senai Nacional, envolveu algumas das 20 principais cidades e regiões metropolitanas brasileiras. Pela primeira vez no Brasil, os agentes e interessados no mercado imobiliário passarão a contar com um indicador, simultaneamente, nacional e regional, da evolução dos lançamentos e vendas dos empreendimentos residenciais verticais em todas as regiões do país.
Retomada de lançamentos em 2018
Segundo a pesquisa, foram lançadas 59,3 mil moradias em 2016, enquanto as vendas líquidas atingiram 72,6 mil unidades. No fim do ano, havia 129,2 mil apartamentos novos à venda, uma queda de 5,9 mil unidades (4,5%) em relação ao começo do ano. Entretanto, o estoque permanece alto, o que inibe a retomada de novos projetos e a criação de empregos na construção civil. A retomada de lançamentos deve ocorrer apenas em 2018.
O levantamento apurou os dados de comercialização de apartamentos residenciais novos em 20 cidades e zonas metropolitanas de todas as regiões do País – como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, São Luís, Manaus, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre, entre outras.
O conjunto de municípios cobertos pela pesquisa representa 40% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Até aqui, não existia sondagem que permitisse a comparação das estatísticas de diversas capitais.
A pesquisa mostrou ainda que, dos 129,2 mil apartamentos disponíveis para venda no fim do ano, 55% eram unidades em obras, 26,1% estavam prontas e 18,9%, na planta.
Para as empresas, o volume de unidades prontas é danoso, pois gera custos com condomínio e manutenção.Para os consumidores, representam compra com descontos.

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