Centro de Mediação do SindusCon-SP será lançado dia 24

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Centro de Mediação do SindusCon-SP será lançado dia 24

Na busca por soluções consensuais para os conflitos gerados nos negócios de construção civil, o SindusCon-SP lançará no dia 24 de maio o Centro de Mediação (CMS-SP). Criado pelo Comitê de Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos do Conselho Jurídico, o objetivo é que ele seja acessível, desburocratizado e rápido para atender as demandas das empresas do setor da construção de maneira a colaborar com a redução de judicialização de conflitos.
A mediação é incentivada pelo novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) e pela Lei de Mediação (13.140/2015) e trata-se de um procedimento consensual de solução de conflitos, incentivando uma postura mais colaborativa e menos litigiosa. No lugar de recorrer com um processo no judiciário, as empresas poderão optar por essa alternativa, em que será possível chegar a soluções criativas que satisfaçam as partes, de maneira mais sustentável e preservando as relações entre parceiros comerciais.
A mediação trará benefícios evitando gastos de recursos e de tempo, sendo que as empresas buscarão juntas as soluções, ao invés de deixar que elas sejam determinadas por um terceiro. As partes poderão ser acompanhadas por seus advogados e ao final do processo, obter um documento chamado “Termo de Acordo”, que será considerado título executivo extrajudicial.
Saiba mais:
Dúvidas sobre o novo Código de Processo Civil foram debatidas em seminário no SindusCon-SP