Ciclo de palestras reúne profissionais do setor para apresentação de sistemas construtivos de parede de concreto

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Cerca de 120 pessoas engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil participaram do workshop gratuito realizado nesta quinta-feira (1º), na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) quando foram apresentados conceitos, controles, execução, cenário e normas sobre o sistema construtivo em paredes de concreto composto por paredes estruturais maciças – que otimizam o ciclo da obra, evitam o desperdício de materiais e o retrabalho.
De acordo com o representante da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Fernão Paes Leme, o objetivo é levar eventos itinerantes gratuitos por todo o Pais para promover nossos sistemas e boas práticas. “Esse ano já passamos por pelo menos cinco cidades do estado de São Paulo disseminando conhecimento”.
O diretor da Regional do SindusCon-SP em Santos, Osmar Luiz Quaggio Filho, reiterou a missão do sindicato de levar conhecimento e capacitação aos trabalhadores da construção. “Cada vez mais o profissional tem que estar familiarizado com as novidades do mercado, técnicas e tecnologias para estar apto a atender as necessidades do mercado de trabalho.”
Os temas abordados durante o encontro foram:
Cenário Atual para Parede de Concreto, com o engenheiro Rubens Monges Silveira – coordenador do grupo Parede de Concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP);
Telas Soldadas para Parede de Concreto, com o engenheiro João Batista Silva – diretor do Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS),
Tecnologia do Concreto para Utilização na Parede, com Arcindo Vaquero Y Mayor – consultor da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC);
Norma de Parede de Concreto NBR 16.055 comentada seguindo a Norma de Desempenho NBR 15.575, com o engenheiro Arnoldo Wendler – diretor da Wendler Projetos.
Processo
O sistema consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armado com telas metálicas eletrossoldadas (malha de 10 cm x 10 cm e diâmetro de 4,2 mm) posicionadas no centro, com espessura de 10 cm e com travamento interno das peças. Cada projeto passa por avalização para que seja dimensionada a estrutura necessária e o corte das placas. A concretagem das paredes é feita com o auxílio de caçambas transportadas por gruas. Já as lajes são maciças e moldadas no local, tendo também 10 cm de espessura. A fundação é definida considerando cada local de implantação das unidades habitacionais. A desenforma pode ser realizada em 16 horas.
A cobertura é formada por estrutura de madeira, com telhado em telhas cerâmicas. O sistema construtivo pode ser utilizado em casas ou edifícios, independente do número de pavimentos. No Brasil já há torres com mais de 20 andares construídas na cidade de São Paulo. No restante do mundo já foram realizadas obras com até 57 andares, a exemplo da China que ergeu o “Mini Sky City”. Ele tem tem 19 átrios de 10 metros de altura, 800 apartamentos e áreas comerciais para até quatro mil pessoas. A cada 24 horas, nove pavimentos foram erguidos. Toda a obra pode ser concluída em 19 dias.