Cidades do Alto Tietê registraram queda de empregos em novembro

Regional Mogi das Cruzes

Por Regional Mogi das Cruzes

Cidades do Alto Tietê registraram queda de empregos em novembro

A queda do número de empregos foi notável no mês de novembro de 2016 nas principais cidades do Alto Tietê, segundo pesquisa feita pelo Sindicado da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em Mogi das Cruzes, cidade com maior número de demissões em novembro, o setor encerrou o mês com 8.457 trabalhadores formais contratados. Se comparado com outubro do mesmo ano, a queda foi de 1,38%.
As outras cidades que apresentaram números negativos, pela ordem, foram Itaquaquecetuba com 37 demissões, Suzano (-36), Poá (-23) e Guararema (-5).
Emprego_Mogi_Novembro2016
Estado de São Paulo
Em novembro, no Estado de São Paulo, houve queda de 1,77% no emprego em relação a outubro – redução de 12,5 mil vagas. O estoque de trabalhadores foi de 707,1 mil em outubro para 694,6 mil em novembro. Desconsiderando a sazonalidade**, houve queda de 0,90% (-6.351 mil vagas).
No período, os segmentos de preparação de terreno, imobiliário e infraestrutura responderam pelo pior desempenho (-3,07%, -2,64% e -1,79%, respectivamente).
Na capital, que responde por 44,5% do total de empregos no setor, a queda em novembro na comparação com o mês anterior foi de 1,62% (-5.115 vagas). Em 12 meses, São Paulo registra retração de 12,90%.
Entre as Regionais do SindusCon-SP, Santos apresentou a maior queda (-3,92%), seguido por São José do Rio Preto (-3,31%) e Sorocaba (-3,08%).
Emprego_SP_Novembro2016
Brasil
O nível de emprego na construção caiu 2,20% em novembro na comparação com outubro, a 26ª queda consecutiva. Em 12 meses, o saldo negativo é de 437 mil postos de trabalho (-14,5%) deixando o estoque de trabalhadores no setor em 2,582 milhões. Em outubro de 2014, primeiro mês de queda, o estoque era de 3,57 milhões. Nos primeiros onze meses do ano houve corte de 461.849 vagas.
(Laís Reis)