Conselho do FGTS aprova R$ 8,1 bilhões para o Minha Casa Minha Vida

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Conselho do FGTS aprova R$ 8,1 bilhões para o Minha Casa Minha Vida

Neste ano serão investidos R$ 3,3 bilhões na Faixa 1, com previsão de mais R$ 4,8 bilhões para 2016
Em reunião realizada nesta terça-feira (7), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) autorizou R$ 8,1 bilhões para a Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha, para financiar imóveis a famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Desse montante, R$ 3,3 bilhões a fundo perdido devem financiar cerca de 80 mil moradias ainda este ano, com previsão de R$ 4,8 bilhões para 2016.
Em 2015, o subsídio será de 80%, até o limite de R$ 45 mil por habitação, e não mais de 95% como era previsto nas regras do programa. Para 2016, o subsídio cai para 60%.
“Essa condição excepcional se dá por conta da boa condição financeira do FGTS e tem por objetivo sustentar investimentos, preservar empregos, dinamizando as regiões e assegurar o direito à moradia aos trabalhadores. Estamos ampliando para o Faixa 1 uma metodologia já existente, para que possamos investir em financiamento a essas famílias e permitir que tenham acesso a sua moradia”, disse o ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto.
Para ele, o FGTS tem sido um parceiro fundamental no programa, sendo uma fonte no financiamento de unidades habitacionais das Faixas 2 e 3. Para este ano, o Conselho já tinha aprovado R$ 8,9 bilhões em subsídios para essas duas faixas.
(Aline Horvath)