Construção elimina 3.400 vagas na região noroeste em 2016

Regional São José do Rio Preto

Por Regional São José do Rio Preto

Construção elimina 3.400 vagas na região noroeste em 2016

O setor da construção civil na região noroeste fechou 2016 com a eliminação de 3.400 postos de trabalho. Dezembro foi o pior mês com o fechamento de 1.172 postos de trabalho, o que representa queda de 4,07% em relação a novembro. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). A pesquisa é feita em todo o Brasil e no noroeste do Estado abrange os 141 municípios que são da base da Regional do SindusCon-SP de São José do Rio Preto.
Os números são negativos em quase todas as cidades. No município de São José do Rio Preto por exemplo foram fechados 729 postos de trabalho no mês passado, o que diminui para 11.663 o número de empregos formais, com carteira assinada, no setor. A queda em relação a novembro foi de 4,33%. De janeiro a dezembro de 2016 Rio Preto eliminou 1.185 vagas. O número é bem maior do que o registrado em 2015 quando o saldo entre admissões e demissões no ano resultou na eliminação de 272 vagas de trabalho.
Emprego site fevereiroEm Araçatuba, segundo município que mais contrata na região, os números também foram ruins. Em dezembro foram fechados 268 postos de trabalho diminuindo para 3.040 o total de trabalhadores do setor. A queda em relação a novembro foi de 8,10%. Durante todo o ano de 2016 o município de Araçatuba eliminou 232 vagas. Foi o segundo ano consecutivo de queda.
Votuporanga eliminou 85 vagas em dezembro o que representa queda de 5,02% em relação a novembro. O balanço de janeiro a dezembro de 2016 aponta para a eliminação de 183 vagas na construção civil. Com isso o município passa a ter 1.607 trabalhadores com carteira assinada no setor.
Fernandópolis teve saldo negativo de 40 demissões em dezembro o que representa queda de 3,96% em relação a novembro. Apesar dos números negativos de dezembro, o município fecha o ano de 2016 com um saldo positivo. Um comparativo entre demissões e admissões de janeiro a dezembro mostra que no total foram criadas 37 vagas.
Birigui demitiu 93 trabalhadores em dezembro, queda de 9,16% em relação a novembro. De janeiro a dezembro de 2016 o município eliminou 117 vagas e agora tem 922 trabalhadores formais no setor.
Andradina também teve dados negativos eliminando quatro postos de trabalho em dezembro e fechando o ano com total de 110 vagas a menos na construção civil. O município tem agora 585 trabalhadores registrados no setor.
Catanduva foi a exceção no mês de dezembro registrando a criação de 37 novos postos de trabalho, o que representa aumento de 2,22% em relação a novembro. O município também fecha 2016 com saldo positivo. De janeiro a dezembro foram criadas 185 novas vagas na construção civil. Com isso, Catanduva passa a ter atualmente 1.707 trabalhadores empregados com carteira assinada no setor.
(Ester Mendonça)