Construcarta Nível de Atividade – Sinal de melhora em abril?

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Construcarta Nível de Atividade – Sinal de melhora em abril?

Depois de duas quedas consecutivas, o Índice de Situação Atual (ISA) da Sondagem da Construção da FGV/IBRE registrou melhora em abril. O indicador capta a percepção dos empresários em relação aos negócios da empresa no momento presente, sendo um sinalizador importante da própria atividade. A movimentação de abril inverteu a dinâmica dos últimos meses, quando apenas as expectativas registraram melhora, ou seja, a percepção em relação à demanda futura vinha crescendo significativamente e a atividade ficando cada vez mais para trás.
Em abril o Índice de Expectativas (IE) teve uma pequena queda, que pode ser compreendida mais como uma acomodação do indicador do que como reversão de perspectivas setoriais. Assim, a questão fundamental que emerge da sondagem de abril é se a melhora do ISA representa uma inversão do cenário de contração expressiva da atividade.
Até fevereiro, todos os indicadores de atividade da construção continuaram a mostrar um cenário bastante crítico. A pesquisa do SindusCon-SP/FGV registrou queda de 14,1% do emprego com carteira nos dois primeiros meses em relação ao mesmo período de 2016. Os números do Caged mostraram que em março as demissões prosseguiram, o que leva ao um fechamento negativo do trimestre.
Nos dois primeiros meses do ano, o Indicador de Atividade das Empresas da Construção Civil (INACC) registrou queda de 11,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, a atividade formal seguiu indiscutivelmente em declínio.
Vale notar que o ritmo de queda tem se reduzido: no caso do emprego, as demissões dos dois primeiros meses totalizaram 15,4 mil trabalhadores, o que representa uma redução de mais de 40% em relação ao total de demitidos no ano passado. Em fevereiro de 2016, a queda do INACC alcançou 24% na comparação 12 meses.
Enfim, os indicadores de atividade não captaram nenhuma mudança de tendência, apenas de ritmo. Dessa forma, o resultado do ISA de abril é uma boa notícia em um quadro tão crítico. No entanto, ele apenas voltou ao patamar do início do ano passado, apontando um caminho longo de recuperação pela frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo