Construcarta Nível de Atividades: Mercado imobiliário ainda está distante da recuperação

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Construcarta Nível de Atividades: Mercado imobiliário ainda está distante da recuperação

Em setembro, o número de unidades vendidas na cidade de São Paulo registrou alta de 23% em relação ao mesmo mês de 2015. A alta, que veio depois de seis retrações consecutivas nesta comparação com o ano passado, foi insuficiente para recuperar as perdas anteriores e o resultado observado em todo o ano é de uma queda de 21%.
Os números do ano ficam mais negativos com a inclusão dos resultados das demais cidades da região metropolitana, que não registraram vendas em setembro. No ano, a RMSP teve redução de 25% nas vendas. Dessa forma, o desempenho do mercado na cidade em setembro mostra-se como algo excepcional e que dificilmente irá se replicar nos próximos meses.
De fato, o cenário macroeconômico permanece muito difícil e não encoraja a compra de imóveis. A renda continua em queda junto com o emprego: segundo a PNAD contínua até setembro, o número de ocupados na economia encolheu 1,8% e a taxa de desocupação alcançou 11,8% no terceiro trimestre. Se for considerado apenas o emprego com carteira, a retração no ano atinge 4%. Assim, a expressiva melhora das expectativas dos consumidores observada desde o início do ano ainda não se refletiu em uma evolução mais favorável da situação corrente das famílias.
Vale notar também que a obtenção do crédito junto aos bancos ainda encontra muitas dificuldades. Assim, o percentual de distratos – vendas canceladas em relação às vendas realizadas no mês – ainda estava acima de 40% em agosto, de acordo com a Abrainc.
Com a queda nas vendas, as incorporadoras também reduziram os lançamentos. Considerando a RMSP como um todo, até setembro houve queda de 38% em relação ao ano passado.
Nesse contexto, a queda da Selic e a redução da taxa de financiamento habitacional anunciada pela Caixa em novembro foram boas notícias, mas que ainda irão demorar a repercutir no mercado. A melhora do cenário está fortemente condicionada a uma mudança positiva do mercado de trabalho e da renda e ainda não há sinais dessa reversão.
Veja o relatório completo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo