ConstruSer levou lazer, cultura e orientação aos trabalhadores da construção civil de Ribeirão Preto

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Com o tema “Construir um novo começo” foi trabalhada a importância da capacitação do trabalhador como ferramenta para o retorno ao mercado de trabalho. Também tratou da autovalorização das características pessoais e profissionais do trabalhador; o consumo consciente e impacto no orçamento doméstico e na conservação ambiental e medidas sobre a utilização de materiais descartados como possibilidade de geração de renda complementar das famílias.
As atividades começaram às 8h30, com recepção e café da manhã e foram até às 17h, com intervalo para almoço e sorteios.
O diretor do SindusCon-SP Regional Ribeirão Preto, José Batista Ferreira deu as boas vindas aos funcionários e aos seus familiares e lembrou que o ConstruSer nasceu na cidade. “Há 13 anos tivemos a ideia de iniciar um encontro anual da construção civil em família. O encontro deu certo. Teve início em Ribeirão Preto e tornou-se estadual. Hoje notamos a grandeza do ConstruSer. Um dia de alegria, de saúde e de encontro familiar. A família é o que temos de mais importante. O afeto alimenta nossa alma. Sejam afetuosos”, disse Batista.
O prefeito de Ribeirão Preto Antônio Duarte Nogueira também participou do ConstruSer 2017. Ele ressaltou a importância do evento e do setor. “A construção civil dentre todas as atividades humanas é aquela que permite construir as maiores coisas que temos hoje, ou seja, nossas cidades. Não há nada mais grandioso e representativo que a cidade onde vivemos. Não basta viver, temos que conviver e o ConstruSer é um instrumento fabuloso para lembrarmos o que é a existência humana. Nossa família é extremamente importante”.
O vereador Papa que ainda não conhecia o ConstruSer também participou do evento no Sesi. “Eu ainda não conhecia esse evento maravilhoso, dessa magnitude, com a família reunida. Uma oportunidade de convívio, de confraternização, de encontro, de tratar da saúde. Estão de parabéns”.
O ConstruSer 2017 contou com diversas atividades ao longo do dia e os participantes receberam orientações sobre a prática de alimentação saudável, escovação correta e os cuidados com a higiene bucal, realizaram exames de acuidade visual, de glicemia e aferição de pressão arterial.
Na área de cultura e cidadania foram realizadas apresentações teatrais e atividades lúdicas com tema respeito aos direitos humanos. Ana Danila Dias Paschoal aproveitou para cuidar da saúde enquanto estava no ConstruSer. “Fazia bastante tempo que eu não realizava exame de glicemia. Estou aproveitando para me divertir, mas também para saber como está minha saúde”.
O técnico em segurança do trabalho José Carlos de Araújo Silva participa pela terceira vez do ConstruSer e trouxe toda a família. “É um evento muito bom que podemos participar com toda a família. Aqui temos a oportunidade de trazermos nossa família para um dia de lazer”.
O pedreiro Geraldo Benedito de Oliveira participou de quase todas as edições do ConstruSer. “Venho todo ano e gosto muito desse evento. Neste ano eu trouxe 17 pessoas da família”.
(Renata Barussi)