7° ConstruSer do SindusCon-SP incentivará o esporte em família

O 7º ConstruSer (Encontro Estadual da Construção Civil em Família), maior evento de responsabilidade social da construção civil paulista, acontecerá neste ano em 29 de março, simultaneamente em dez municípios do Estado. Em 2014, o tema do evento é “ConstruSer Desperta a Inclusão do Esporte na Família”, com um dia voltado a festivais e competições esportivas, com muita diversão exclusivamente para o trabalhador da construção civil pré-inscrito pelas construtoras, para participar com sua família e amigos.

O ConstruSer objetiva elevar a qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil e de seus familiares por meio de atividades lúdicas e socioeducativas que fortaleçam o vínculo familiar e promovam a autoestima. O evento é uma realização do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo) conjuntamente com Fiesp, Sesi-SP, Senai-SP e em parceria com o Seconci-SP.

Os participantes terão à disposição atividades como educação alimentar, oficinas de leitura, orientações às mães e gestantes, exames médicos e odontológicos, esportes, oficinas de artesanato para geração de renda complementar, oficinas de educação ambiental e outras práticas relacionadas à saúde, educação, cultura, lazer e entretenimento, como o Show de Talentos, um concurso no qual os participantes podem mostrar seus dotes artísticos, da música à contação de piadas, dança e circo.

A sétima edição do ConstruSer pretende atrair 52 mil pessoas. Das 8h30 às 17h, o evento acontecerá simultaneamente nos CATs (Centros de Atividades do Trabalhador) do Sesi-SP. Para os trabalhadores da capital paulista e seus familiares, o ConstruSer será em Osasco, no CAT Luis Eulálio de Bueno Vidigal Filho. Os de Santos estarão no CAT Décio de Paula Leite Novaes, em Cubatão. E os de Bauru, Campinas, Santo André, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Sorocaba e Ribeirão Preto participarão do evento nos CATs de seus respectivos municípios.

O dia já começará com uma atração muito especial: na abertura, o Projeto Guri fará apresentações especiais em Osasco, Bauru, Presidente Prudente e Sorocaba. Em Osasco, o espetáculo será feito pela Orquestra do Grupo de Referência de Jundiaí do Projeto Guri. A orquestra do polo de Presidente Prudente também dará o tom da abertura do ConstruSer 2014. Nas demais cidades, as bandas dos polos do Projeto tocarão na abertura do cerimonial.

Copa do Mundo – Muitas atividades neste ano terão como foco a Copa do Mundo 2014. O torneio de futebol de campo terá equipes batizadas com os nomes das seleções que estarão no Mundial da Fifa. Haverá ainda uma exposição de banners com informações sobre o Mundial, um Quiz da Copa, para adultos, e o Quadro de Honra, jogo no qual o participante precisará ligar os países campeões com suas respectivas bandeiras. Entre as oficinas de artesanato, uma ensinará a fazer colares verde-amarelos reaproveitando tecidos.

O ConstruSer também receberá vários atletas olímpicos e paraolímpicos de alto rendimento do Sesi-SP, para levar suas experiências ao público do evento, valendo-se do exemplo de alguns deles para conduzir oficinas ligadas às modalidades esportivas, numa interação com pais e filhos presentes. Os atletas também irão a outras atividades para interagir com o público, incentivando-o, por exemplo, a fazer os exames médicos. Parentes dos atletas conversarão com os trabalhadores sobre a importância do esporte no seu desenvolvimento.

Em cada CAT do ConstruSer também serão instalados painéis com informações culturais sobre países que estarão na Copa –em São Paulo, o destaque será para as cidades-sede do Mundial. A exposição terá a mediação cultural de um descendente ou estudioso do país estrangeiro, para dialogar sobre a cultura, costumes e história da nação retratada. Uma oficina ensinará a confeccionar cata-ventos verde e amarelos, de feltro, e chaveiros em forma de estrela com as cores do Brasil.

Saúde e Segurança – Mais focado na qualificação dos trabalhadores do setor, o Senai comandará uma “Oficina de Nós”, atividade conectada com a NR 35 (Norma Regulamentadora 35), que estabelece as regras para o trabalho seguro em altura, por meio da demonstração de esportes radicais, como rapel e arborismo, que ajudarão os participantes, brincando, a aprender uma variedade de nós.

Já o Seconci-SP realizará os exames médicos (glicemia, colesterol, pressão arterial, acuidade visual e hepatite C) e dermatológicos (para o uso da piscina), além de oferecer informações sobre a dengue e animais peçonhentos e orientações sobre a saúde da mulher e do homem.

Inscrições – O ConstruSer é um evento exclusivo para os trabalhadores das empresas associadas ao SindusCon-SP e suas prestadoras de serviço. As empresas interessadas em inscrever seus trabalhadores já podem entrar em contato com a Central de Relacionamento SindusCon-SP (CRS), pelo telefone (11) 3334-5600 ou pelo e-mail sindusconsp@sindusconsp.com.br .
Em 2014, o evento contará com o patrocínio estadual de Pormade, Onduline, Racional, Adolpho Lindenberg, Cyrela, MRV, Gerdau e Central de Seguros.

Serviço
7º ConstruSer – São Paulo
Data: 29 de março de 2014
Horário: a partir de 8h30
Local: CAT Sesi Osasco – Av. Getúlio Vargas, S/N – Jardim Piratininga.