Décima edição do ConstruSer reúne mais de quatro mil trabalhadores da construção civil em Votorantim

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Décima edição do ConstruSer reúne mais de quatro mil trabalhadores da construção civil em Votorantim

São dez anos voltados à valorização humana, comemorados em grande estilo, com o propósito de levar ao trabalhador da construção civil a possibilidade de desfrutar de um dia repleto de lazer com a família, além da oportunidade de ampliar o leque de geração de renda.
Assim foi a 10ª edição do Construser, que aconteceu no último sábado (25), na unidade do Sesi Votorantim. O evento, que teve como tema “Construir um novo começo”, foi realizado pela Regional Sorocaba do SindusCon-SP, em parceria com FIESP, SESI, SENAI e SECONCI, reunindo um total de 130 colaboradores voluntários e mais de quatro mil participantes.
A idealizadora do projeto e vice-diretora de obras públicas do SindusCon-SP, Maristela Honda, ressaltou a satisfação e a importância da promoção de um evento como esse, em que o trabalhador realiza exames, faz atividades físicas, educacionais, e ainda tem a oportunidade de se qualificar através de oficinas de geração de renda, que aconteceram durante todo o dia.
“Existe um resgate do ser humano, da integração social. É muito emocionante saber que este projeto deu tão certo e nós estamos cada vez mais buscando oferecer mais educação e capacitação. Temos hoje aqui várias atividades, mas a principal delas é unir a família do trabalhador da construção civil, buscando sempre sua interação”, explica Maristela.
Para o diretor da regional do SindusCon-SP, Elias Stefan Junior, este evento é uma prova de que a iniciativa privada, em parceria com o poder público, pode oferecer muitos benefícios para os trabalhadores. “Além de ser gratificante tanto para os trabalhadores e suas famílias, quanto para nós organizadores, este evento mobiliza várias entidades parceiras e tem também conta com o apoio das prefeituras municipais de Sorocaba e Votorantim. Com certeza, este é o caminho certo para melhorar o nosso país”, relatou.
Segundo o Superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, uma diretriz do braço social da indústria é promover ações que tem por objetivo desenvolver as pessoas. “Aqui o que vejo é mais do que a valorização da pessoa, é a valorização da família, interagindo e tendo oportunidades. E isso pelo décimo ano. O SindusCon-SP está de parabéns!”, observou Vicioni.
Durante todo dia foram oferecidas várias atividades de lazer, como o campeonato de futebol, valendo premiação, show com banda ao vivo, piscina, pintura facial para as crianças, além do espaço beleza, onde muitos aproveitaram para mudar o visual.
José Aparecido da Silva, 38 anos, participou pelo primeiro ano do Construser e criou uma grande expectativa sobre o evento. “Trabalho na construção civil há dois anos e estou participando pela primeira vez. Acredito ser uma grande oportunidade de aproveitar momentos com a família”.
Já o casal, Marcia Maria Pereira e Alessandro Pereira, ambos com 37 anos, e os três filhos desfrutaram de toda a estrutura oferecida. “Meus filhos não param. Foram à piscina e nos brinquedos infláveis. É o primeiro ano que participamos e está sendo muito gostoso”, conta Marcia.
O Seconci-SP, Serviço Social da Construção, entidade diretamente ligada à saúde do trabalhador, montou cinco estações de atendimento, para a aferição de pressão arterial, teste de acuidade visual e de glicemia, além orientação de saúde, realizando 826 atendimento. Uma das atendidas foi a Margarida Cosme, de 66 anos, que chegou bem cedo e aproveitou para realizar os exames disponíveis. “Participo todo ano do evento e acredito que é importante passar por um espaço como este, onde a gente aproveita para fazer uma checagem da saúde”, relatou.
Segundo a coordenadora regional do Seconci-SP, Ester Gonçalves, que a força do evento está na união de esforços em prol do trabalhador. “Essa aproximação e harmonia entre todas as entidades possibilita ações que elevam a estima dos trabalhadores e seus familiares”.
Já o diretor do SESI Sorocaba e Votorantim, Julio Cesar Martins, elogiou mais um ano de parceria com o SindusCon-SP na realização do Construser, evento que ele considera como um dos maiores realizados no SESI.
Quem também prestigiou o evento e parabenizou a organização foi o prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza. “Estou muito satisfeito por presenciar a união entre as famílias dos trabalhadores”, disse.
Além dele, o diretor do SENAI, Jocilei de Oliveira, também agradeceu pela oportunidade de estar presente nesses dez anos e saber que o projeto social tem promovido o bem estar de várias pessoas.
Para o diretor regional do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a realização de um evento como esse em um ano atípico, que chega após dois anos de crise, principalmente no setor da construção, é um esforço louvável. “É importante buscarmos juntos essa retomada de ânimo”, disse.
Diante das manifestações dos parceiros, Maristela Honda agradeceu a oportunidade de união entre as entidades e o poder público na realização de mais uma edição do ConstruSer. “Esse é um evento feito a muitas mãos, com muito amor e carinho, para o trabalhador da construção civil”, concluiu.
A 10ª edição do Construser aconteceu simultaneamente em dez cidades do estado de São Paulo e teve o maior número de inscritos até hoje na regional Sorocaba.
(Aline Amorim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo