Décima edição do Construser reúne mais de quatro mil trabalhadores da construção civil

Regional Sorocaba

Por Regional Sorocaba

Maristela Honada, Walter Vicioni, Erly de Syllos,Fernando Oliveira, Elias Stefan, Júlio Martins, Ester Gonçalves e Jocilei de OliveiraSão dez anos voltados para a valorização humana, comemorados em grande estilo, com o propósito de levar ao trabalhador da construção civil a possibilidade de desfrutar de um dia repleto de lazer com a família, além da oportunidade de ampliar o leque de geração de renda.

Assim foi a 10ª edição do Construser, que aconteceu no último sábado, 25/03, na unidade do Sesi Votorantim. O evento, que teve como tema “Construir um novo começo”, foi realizado pela Regional Sorocaba do SindusCon-SP, em parceria com FIESP, SESI, SENAI e SECONCI, reunindo um total de 130 colaboradores voluntários e mais de quatro mil participantes.
A idealizadora do projeto e vice-diretora de obras públicas do SindusCon-SP, Maristela Honda, ressaltou a satisfação e a importância da promoção de um evento como esse, onde o trabalhador realiza exames, faz atividades físicas, educacionais, e ainda tem a oportunidade de se qualificar através de oficinas de geração de renda, que aconteceram durante todo o dia.
“Existe um resgate do ser humano, da integração social. É muito emocionante saber que este projeto deu tão certo e nós estamos cada vez mais buscando oferecer mais educação e capacitação. Temos hoje aqui várias atividades, mas a principal delas é unir a família do trabalhador da construção civil, buscando sempre sua interação”, explica Maristela.
Para o diretor da regional do SindusCon-SP, Elias Stefan Junior, este evento é uma prova de que a iniciativa privada, em parceria com o poder público, pode oferecer muitos benefícios para os trabalhadores. “Além de ser gratificante tanto para os trabalhadores e suas famílias, quanto para nós organizadores, este evento mobiliza várias entidades parceiras e tem também conta com o apoio das prefeituras municipais de Sorocaba e Votorantim. Com certeza, este é o caminho certo para melhorar o nosso país”, relatou.
Segundo o Superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, uma diretriz do braço social da indústria é promover ações que tem por objetivo desenvolver as pessoas. “Aqui o que vejo é mais do que a valorização da pessoa, é a valorização da família, interagindo e tendo oportunidades. E isso pelo décimo ano. O SindusCon-SP está de parabéns!”, observou Vicioni.
Durante todo dia foram oferecidas várias atividades de lazer, como o campeonato de futebol, valendo premiação, show com banda ao vivo, piscina, pintura facial para as crianças, além do espaço beleza, onde muitos aproveitaram para mudar o visual.
José Aparecido da Silva, 38 anos, participou pelo primeiro ano do Construser e criou uma grande expectativa sobre o evento. “Trabalho na construção civil há dois anos e estou participando pela primeira vez. Acredito ser uma grande oportunidade de aproveitar momentos com a família”.

Já o casal, Marcia Maria Pereira e Alessandro Pereira, ambos com 37 anos, e os três filhos desfrutaram de toda a estrutura oferecida. “Meus filhos não param. Foram à piscina e nos brinquedos infláveis. É o primeiro ano que participamos e está sendo muito gostoso”, conta Marcia.
O Seconci-SP, Serviço Social da Construção, entidade diretamente ligada à saúde do trabalhador, montou cinco estações de atendimento, para a aferição de pressão arterial, teste de acuidade visual e de glicemia,  além orientação de saúde, realizando 826 atendimento. Uma das atendidas foi a Margarida Cosme, de 66 anos, que chegou bem cedo e aproveitou para realizar os exames disponíveis. “Participo todo ano do evento e acredito que é importante passar por um espaço como este, onde a gente aproveita para fazer uma checagem da saúde”, relatou.

Segundo a gerente regional do Seconci-SP, Ester Gonçalves, que a força do evento está na união de esforços em prol do trabalhador. “Essa aproximação e harmonia entre todas as entidades possibilita ações que elevam a estima dos trabalhadores e seus familiares”.
Já o diretor do SESI Sorocaba e Votorantim, Julio Cesar Martins, elogiou mais um ano de parceria com o SindusCon-SP na realização do Construser, evento que ele considera como um dos maiores realizados no SESI.
Quem também prestigiou o evento e parabenizou a organização foi o prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza. “Estou muito satisfeito por presenciar a união entre as famílias dos trabalhadores”, disse.
Além dele, o diretor do SENAI, Jocilei de Oliveira, também agradeceu pela oportunidade de estar presente nesses dez anos e saber que o projeto social tem promovido o bem estar de várias pessoas.
Para o diretor regional do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a realização de um evento como esse em um ano atípico, que chega após dois anos de crise, principalmente no setor da construção, é um esforço louvável. “É importante buscarmos juntos essa retomada de ânimo”, disse.
Diante das manifestações dos parceiros, Maristela Honda agradeceu a oportunidade de união entre as entidades e o poder público na realização de mais uma edição do ConstruSer. “Esse é um evento feito a muitas mãos, com muito amor e carinho, para o trabalhador da construção civil”, concluiu.
A 10ª edição do Construser aconteceu simultaneamente em dez cidades do estado de São Paulo e teve o maior número de inscritos até hoje na regional Sorocaba.