Décima edição do ConstruSer revela novo perfil do trabalhador da construção civil no ABCD

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Como em todos os anos, as piscinas do SESI Theobaldo de Nigris foram as maiores atrações para os 1.648 participantes do Encontro Estadual da Construção Civil em Família (ConstruSer) realizado sábado (25) em Santo André. Apesar disso, a 10ª edição do evento trouxe como novidade a grande adesão às oficinas de orientação ao preparado de refeições assim como os workshops que ensinavam a transformar sobras dos canteiros de obras em peças de decoração. A programação teve início às 8:30 e foi encerrada às 17 horas, com o sorteio de brindes como bicicletas e fornos de micro-ondas, entre outros.
As famílias iam chegando aos poucos, retirando o kit de café da manhã que era entregue logo na entrada e se dirigiam à praça de alimentação. Aos poucos, aproveitando a alta temperatura registrada logo nas primeiras horas do dia, a maior parte dos presentes começou a se dirigir ao setor do exame médico e posteriormente às piscinas.
Além do balneário, as crianças também tinham à disposição uma variedade de atrações como brinquedos infláveis, parede de escalada e até uma quadra repleta de aparelhos de ginástica.  Para os homens adultos, o campo de futebol gramado do SESI foi uma tentação irresistível. Mas enquanto uns optavam pelo esporte, outros preferiam cuidar da aparência. Desta forma, o espaço reservado para a atuação dos 60 profissionais voluntários da Embeleze, era disputado com grandes filas de homens e mulheres interessadas em cortar o cabelo. O público feminino estava atento também em não perder a oportunidade de fazer uma nova maquiagem.
Em meio a toda esta agitação, chamou a atenção dos organizadores e de pessoas que acompanharam edições anteriores do ConstruSer, a grande procura, pela primeira vez, pelas oficinas que eram realizadas na quadra central. Tanto as aulas para a transformação de canos de PVC em luminárias como as dicas para o preparo de lanche, salada e bolo em potes, estiverem sempre com suas cadeiras tomadas ao longo das três sessões que cada uma delas realizou ao longo do dia.
O diretor do Sesi Theobaldo de Nigris, professor Adiel Prado, chamou a atenção para o fato. “ Nas edições anteriores as atividades com esta característica registravam uma adesão muito baixa. É nítida a percepção de que as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida e a busca por alternativas para driblar a crise. Nota-se que elas não estão somente presentes nas aulas, mas estão participativas e interessadas em aprender. Certamente elas estão percebendo um valor nestas oficinas para suas vidas que não viam em outras ocasiões”, afirma.
Segundo Prado, não foi somente a participação nas oficinas que revelou um novo perfil do trabalhador da construção civil na região. Ele disse que o próprio comportamento das famílias durante todo o evento demonstrou esta evolução. “ O clima foi muito tranquilo durante todo o evento com as pessoas se esforçando ao máximo para observar e seguir regras básicas de cidadania como aguardar a vez nas filas, recolher o lixo e depositar no local correto etc. Isto não foi sempre assim”, diz.
O montador Damião Neves Lucena era um dos interessados na oficina de luminárias com canos de PVC. Ele disse que mora no bairro do Broklim, em São Paulo, mas há três anos não fica de fora de nenhuma edição do ConstruSer em Santo André. “ Desde que a empresa que trabalho convidou a primeira vez, eu e minha família sempre nos preparamos para vir. Procuramos saber com antecedência a data em que vai acontecer e não marcamos nenhum compromisso para este dia”, diz.
Segundo ele, o objetivo principal sempre é o de passar um dia de lazer com a esposa e os filhos. “ Mas já que é possível aprender alguma coisa a mais, não podemos desperdiçar “, disse logo após ter sido um dos sorteados para levar para casa uma das luminárias construídas na demonstração.
A diretora da Regional do SindusCon-SP em Santo André, Rosana Carnevalli, avaliou como um sucesso a 10ªedição do ConstruSer.  “É sempre um grande prazer poder contar com parceiros comprometidos com a responsabilidade social e proporcionar um dia de muita alegria aos colaboradores das empresas da construção civil e suas famílias. Quando conseguimos fazer isto e ainda oferecer alternativas de geração de renda em um momento de crise como este, o evento se torna ainda mais especial “, concluiu.
(Ademir Morata)