Definidos os finalistas do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP 2017

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Definidos os finalistas do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP 2017

Foram definidos os finalistas das cinco categorias do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP 2017, a maior premiação em gestão da construção do Brasil. Promovido pelo SindusCon-SP, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.
Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores experientes em BIM.
O corpo de jurados da segunda edição do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi composto visando representatividade das entidades do setor, expertise e idoneidade. Para tanto, duas importantes entidades ligadas à cada categoria do Prêmio foram convidadas a indicar um jurado cada uma, cientes do compromisso de evitar conflito de interesses.
O resultado foi a composição de um júri com amplo conhecimento das várias áreas do setor, de seus profissionais, e com domínio técnico do BIM e que saberá julgar com justiça e isenção as propostas candidatas ao prêmio.
O prêmio será entregue em cerimônia dia 26 de outubro em grande evento após o Seminário Internacional BIM.
Finalistas por categoria
ACADEMIA
Universidade Federal de Viçosa (MG)
Universidade Estadual de Campinas (SP)
Universidade Federal do Paraná (PR)
CONSTRUTOR
Temon Técnica de Montagens e Construções
Sinco Engenharia Ltda.
CONTRATANTE
EFM América Latina Consultorias e Gestões Ltda.
DOX Planejamento e Gestão
FORNECEDOR
PBG S.A. (Portobello)
Duratex S.A. – Divisão Deca
Tigre Materiais e Soluções para Construção Ltda.
PROJETISTA
DMDV Arquitetos
Addor & Associados Projetos e Consultoria
Athié Wohnrath
Fomento às melhores práticas
O Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP busca disseminar as melhores práticas de uso, fomentar a implantação nos currículos universitários brasileiros e incentivar o desenvolvimento de bibliotecas BIM pelos fornecedores de materiais e componentes de construção.
O sindicato tem sido um grande incentivador da adoção do BIM, que integra as equipes desde a concepção dos projetos, agiliza a construção, evita retrabalhos, reduz custos e otimiza a manutenção futura dos sistemas prediais.
O símbolo da premiação é o Elefante, ícone carismático que simboliza a evolução implementada pelo BIM na construção e se diferencia por sua capacidade de armazenamento de informação, tal qual é a rede de dados criada pela modelagem.
Além disso, a figura do elefante remete à natureza de articulação colaborativa promovida pelo BIM na cadeia construtiva. O longo ciclo de gestação da espécie simboliza que planejamentos bem estruturados geram obras mais eficientes.