Dia Nacional de Prevenção de Acidentes: envolvimento da equipe é fundamental para o sucesso

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

O “Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho”, comemorado em 27 de julho é lembrado pelo Serviço Social da Construção (Seconci-SP) com diversas atividades para aumentar a conscientização entre aqueles que trabalham nos canteiros de obras.
As novas recomendações do Seconci-SP para ajudar construtoras e incorporadoras a evitarem acidentes e a ampliarem a consciência quanto à importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é uma dessas ações.
O supervisor de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, Uelinton Luiz, entende ser fundamental que uma política motivacional de segurança seja pensada desde a concepção do projeto da obra, para se obter o engajamento dos funcionários. “Nem sempre o engenheiro de segurança integra o grupo de trabalho que desenvolve o projeto. Na etapa de planejamento, ele pode sugerir medidas já testadas para prevenir acidentes, evitando custos desnecessários para as empresas no futuro”, ressalta Luiz.
Outro ponto importante é a necessidade de se construir uma cultura de segurança, com a participação de todos. “É imprescindível que não só os trabalhadores, mas também as lideranças, como engenheiros, mestres de obras e encarregados, participem das capacitações”, salienta.
A inclusão dos trabalhadores nas tomadas de decisões também é imprescindível. Segundo Luiz, quando os profissionais são consultados sobre os itens de EPIs que consideram melhores ou mais adequados, eles se sentem valorizados e tendem a dar mais importância à sua utilização – o que pode contribuir, por exemplo, para a redução de quedas de altura, soterramentos, choques e outros acidentes que ocorrem nas obras.
Política motivacional
Luiz oferece três dicas para a criação de um ambiente de trabalho comprometido com os programas de prevenção:

1. Conhecer melhor cada um dos trabalhadores: Incentivar as lideranças a conhecer cada funcionário é uma forma de estabelecer um canal de comunicação eficiente e possibilita que estejam mais atentas às necessidades dos operários. Isso possibilita, inclusive, que o líder esteja atento aos trabalhadores das subempreiteiras, que nem sempre recebem o devido treinamento das companhias que os contratam, mas cuja segurança é de responsabilidade delas.
  2. Criar multiplicadores de segurança: Fomentar a troca de experiências entre os trabalhadores é uma forma de disseminar as orientações e recomendações dentro do ambiente de trabalho.
  3. Áreas de vivência e lazer de qualidade: Disponibilizar locais que possibilitem aos funcionários relaxar durantes os intervalos e horário de almoço é uma forma de valorizá-los e ter trabalhadores mais motivados. Além disso, estes espaços funcionam como locais para troca de experiência entre os colaboradores.

Instituído em 1972, o “Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho” marca a publicação das Portarias 3.236 e 3.237, que regulamentaram a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, além de atualizarem o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Seis anos depois, por meio da Portaria 3.214, foram aprovadas as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, que estabelecem procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Atualmente são 36 NRs de observância obrigatória para as empresas privadas e públicas que possuem empregados regidos pela CLT.
“Na década em que as portarias foram publicadas, a estimativa era de que 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos trabalhadores sofriam lesões. Nos últimos anos, tivemos avanços importantes que permitiram a mitigação dos acidentes, como a criação das profissões de engenheiro e técnico de segurança do trabalho”, explica Luiz.
O Seconci-SP disponibiliza palestras e treinamentos sobre boa parte destas normas.