Encontro com a Caixa reúne construtores de Bertioga com a participação do SindusCon-SP

Regional Santos

Por Regional Santos

Cerca de 20 empresários da construção civil estiveram reunidos com representantes da CAIXA, na agência Vista Linda, para conhecer as diferentes linhas de crédito disponíveis que podem ser utilizadas em seus empreendimentos, tanto para financiamento da obra quanto para a venda das unidades. A superintendente da Caixa, Marina Aguilera, destacou a disponibilidade para estreitar relacionamento com o setor e estudar, caso a caso, como podem ser realizados contratos de parceria em novos projetos.
Marina destacou que os formulários para a contratação dos recursos foram simplificados e que os programas são direcionados para empresas do setor, de diferentes portes, para diversas faixas. O destaque ficou para a faixa 1,5 para consumidores com renda de até R$ 2.600,00 que tem o foco da atenção da Caixa por se enquadrar no perfil com fim social e facilita o acesso ao primeiro imóvel, movimentando a economia, gerando empregos e novos negócios no setor.
O encontro contou, ainda, com a participação do secretário municipal de Governo e Gestão, Gustavo Melo. Melo destacou a importância de encontros como este para que o desenvolvimento da cidade não pare. “Por parte do governo municipal já estão sendo feitos estudos para que haja simplificação para que novos empreendimentos sejam realizados. Também estamos com a atenção voltada para áreas de invasão e regularização fundiária, com estudos avançados para passarmos a ter controle dessas localidades por meio de monitoramento aéreo. E o diálogo entre poder público e empresariado só vem colaborar”, complementou.
Para o diretor da regional do SindusCon-SP em Santos, Osmar Luiz Quaggio Gomes, a união do poder público, empresários do segmento e intuições financeiras é muito positiva. “Bertioga tem cenário e ambientes propícios para novos empreendimentos devido à qualidade de vida que oferece e pelo crescente número de turistas que recebe. E esse diálogo que estamos estabelecendo a partir de hoje, com a nova administração é muito importante para o fomento da economia local e o crescimento do município”, explicou.
Estudos preliminares indicam que existem mais de 3,5 mil famílias locais que se encaixam no Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e são consumidoras em potencial.
MCMV
A faixa 1,5 do MCMV  passou de R$ 2.350,00 para R$ 2.600,00, com faixa de juros mantida em 5%. Já a faixa 2 contempla rendas de R$ 2.600,00, R$ 3 mil e R$ 4 mil, com juros de 5,5%, 6% e 7%, respectivamente. A faixa 3 tem perfil de renda de R$ 7 mil (com juros de 8,16%) e um novo perfil, de R$ 9 mil, com taxa de 9,16%. Todas as taxas de juros foram mantidas, mesmo com a mudança dos perfis de renda. A faixa 1 permanece com o limite de R$ 1.800,00.
(Ana Paula Vianna)