Especialistas sinalizam retomada do crescimento no mercado imobiliário em Ribeirão Preto

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Especialistas sinalizam retomada do crescimento no mercado imobiliário em Ribeirão Preto

O pior já passou. Embora o cenário ainda não seja o ideal, existe boa perspectiva de otimismo. Essa é a análise dos especialistas que participaram, nesta sexta-feira (22), da divulgação do Estudo do Mercado Imobiliário de Ribeirão Preto, pesquisa realizada em parceria pelo SindusCon-SP, Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e Sindtur (Sindicato de Turismo e Hospitalidade de Ribeirão Preto). O evento reuniu mais de 120 pessoas no Auditório da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em Ribeirão Preto.
“A principal dificuldade hoje é a demanda insuficiente”, explica a economista Renata Michalani, da Fundação Getúlio Vargas/IBRE – Instituto Brasileiro de Economia. “Mas os estoques estão diminuindo, não acho que sejam assustadores em Ribeirão Preto”, analisa Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, comparando os números aos da Capital e Região Metropolitana de São Paulo.
“Percebemos esse aquecimento quando aumenta o movimento nos plantões de venda e diminui o tempo de decisão para fechar o negócio, reflexos do nítido aumento na confiança pela população”, afirma Petrucci.
Segundo dados do Estudo de Mercado, foram lançadas em Ribeirão Preto 2.268 unidades residenciais em 2015, maior número dos últimos cinco anos. Desse total, 88% aconteceu no primeiro semestre e os demais 12% de julho a dezembro.
O resultado mostra, de acordo com o diretor do SindusCon-SP em Ribeirão Preto, Fernando Paoliello Junqueira, a confiança do empresário local. “Para bons produtos sempre existe mercado, independente de crise econômica. Estamos retomando a caminho, com muito trabalho ao invés de ficar lamentando”, afirma.
“A riqueza do Brasil está no interior paulista. O que falta? Confiança. É isso que a população está readquirindo”, completa Frederico Marcondes César, vice-presidente do Secovi-SP.
O Estudo do Mercado Imobiliário de Ribeirão Preto apresenta ainda unidades ofertadas e comercializadas, com preços médios e traça um completo panorama do segmento, com o objetivo de fornecer informações e subsídios sobre o desempenho do mercado de residências novas no município. Os dados foram obtidos junto a 16 incorporadores que tinham unidades disponíveis para comercialização.
“A pesquisa vai auxiliar também o empresário, que conhecendo o comportamento do mercado poderá adotar a estratégia mais adequada para viabilizar o seu empreendimento”, analisa Tanielson Campos, diretor do Sindtur.
(Marcio Javaroni)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo