Esquadrias externas NBR 10821: aberta consulta pública no site da ABNT

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Esquadrias externas NBR 10821: aberta consulta pública no site da ABNT

Estão disponíveis para consulta pública as partes 1, 2, 3 e 5 da NBR 10821, que trata de esquadrias externas – terminologia; requisitos e classificação; métodos de ensaio; requisitos adicionais de desempenho; e instalação e manutenção. O texto, de 2011, foi revisado pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (CEE-191) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No texto, é descrito o que uma esquadria deve apresentar para desempenhar bem as suas funções de resistir às cargas de vento, ao manuseio e estancar a água, além do desempenho térmico e acústico.
As alterações nas partes 1, 2 e 3 dão-se principalmente nos métodos de ensaio e requisitos, em relação aos ensaios em esquadrias realizados desde a sua última atualização, em 2011. A parte 4 foi criada agora, e trata de Edificações Habitacionais – Desempenho. Ela trata do desempenho acústico e térmico das esquadrias. A parte 5 também é nova, e traz condições ideais para a instalação e manutenção das esquadrias.
A consulta nacional permanece até o dia 14 de agosto e é previsto que, até o fim do ano, as cinco partes da norma estejam publicadas.
Para enviar sugestões para o texto da nova norma, clique aqui.