Exclusivo para associados: SindusCon-SP promove fórum sobre licenciamento de empreendimentos com plataforma BIM

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Executivos da Building and Construction Authority (BCA), órgão responsável pela aprovação de empreendimentos imobiliários em Singapura, estarão nesta quinta-feira, dia 11/05, na sede do SindusCon-SP para apresentar as vantagens da aprovação eletrônica de empreendimentos imobiliários a partir do uso da plataforma BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação na Construção) no “Fórum Internacional de Licenciamento em BIM”.
Depois de um redesenho dos processos de licenciamento, que envolveu forte informatização, uso da plataforma BIM e adoção de procedimentos que ocorrem de forma online e paralela nos diferentes órgãos e agências reguladoras, Singapura conseguiu reduzir para 14 dias o prazo máximo de aprovação de empreendimentos.
“Todas as comunicações entre as agências são realizadas de forma online, com trocas padronizadas de informações, acessáveis por todas as partes envolvidas a qualquer momento”, comenta a diretora da BCA, a engenheira Andris Leong. Ela explica que a simplificação e agilização dos processos gerou uma economia estimada para os empreendedores que atuam em Singapura da ordem de 1,14 bilhão de dólares por ano. “Isso melhora nosso ambiente de negócios e torna nosso País mais competitivo na atração de novos investidores, interessados em aumentar a velocidade de retorno dos recursos aplicados nos empreendimentos”, completa.
O “Fórum Internacional de Licenciamento em BIM” terá entrada gratuita, mas exclusiva para empresas associadas ao SindusCon-SP. Haverá tradução simultânea.
Fórum Internacional de Licenciamento em BIM
Data e horário:
11 de maio, das 14h30 às 17h30
Local: sede do SindusCon-SP (rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília)
Para participar, basta confirmar a sua presença com Victoria Faria no e-mail [email protected] ou pelo telefone 11 3334-5608.
Confira a programação abaixo:
14h30 – 14h45 – Abertura
José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP
Benedict Koh, diretor do International Enterprise Singapore – IE Singapore
Heloísa Proença, secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo
14h45 – Licenciamento e Governança
Heloísa Proença, secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo
15h – A otimização dos processos de licenciamento e a utilização do BIM
Mr. Lee Hing Cheng, principal engineer / Building Control Policies do BCA International
15h30 – 17h10 – Mesa redonda e debates
Moderador: Francisco A. de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP e diretor da Dox Planejamento e Gestão
Ms. Andris Leong Sou Kwan, director / Construction & Structural Investigation do BCA International