Governo federal retoma 436 obras de infraestrutura que estavam paralisadas

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Governo federal retoma 436 obras de infraestrutura que estavam paralisadas

O ministro do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, anunciou no último dia 21, o balanço da retomada de obras paralisadas no país. Ao total, 436 obras de infraestrutura reiniciaram a execução, com um orçamento de R$ 847,7 milhões, sendo que dessas, 79 já foram concluídas (veja apresentação e listagem completa das obras​). “É importante frisar que os dados de coleta se referem a 31 de dezembro do ano passado.
Nossa perspectiva é que tenhamos, no próximo balanço, um número ainda maior”, disse Oliveira, que avaliou o balanço como positivo, levando-se em conta o tempo e as mudanças nas gestões municipais.
De acordo com o levantamento realizado, os principais motivos pelos quais os empreendimentos estavam paralisados são abandono pela empresa (189), problemas ambientais (8), judiciais (4), orçamentários e financeiros (57) e técnicos (132), entre outras razões. Entre as obras retomadas estão creches, quadras e pré-escolas (89), obras de prevenção em áreas de risco (13), quadras esportivas nas escolas (141), obras de saneamento (67), obras de urbanização de assentamentos precários (68), entre outras. A lista com 1,6 mil empreendimentos que estavam paralisadas foi divulgada em novembro de 2016 pelo governo federal. São obras com valor unitário entre R$ 500 mil e R$ 10 milhões.
Os empreendimentos foram retomados após uma avaliação do governo federal que priorizou as obras e disponibilizou os recursos necessários dentro da previsão orçamentária já existente nos ministérios setoriais.
(fonte: CBIC)