Interessados já podem simular financiamento e subsídio do Minha Casa, Minha Vida via internet

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

As famílias que desejam adquirir casa própria por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) já podem, desde a última segunda-feira (04), simular a adesão via internet, para saberem a que faixa de renda se encaixam e o valor do subsídio a que têm direito.
O site do programa traz informações para cidadãos, empresas, gestores públicos e entidades e oferece diversas funcionalidades para os futuros beneficiários. Para acessá-lo, basta digitar o endereço www.minhacasaminhavida.gov.br.
Na página principal, basta inserir a renda familiar para fazer uma simulação direto no aplicativo. Contudo, para obter o financiamento e ter direito ao subsídio, a família deverá comparecer a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil levando os documentos necessários. A análise de crédito será feita pela instituição financeira e, somente após a aprovação, o cidadão pode adquirir o imóvel.
Ao final da simulação, se o futuro beneficiário já possuir um imóvel em vista, poderá emitir a Carta MCMV, com validade máxima de 60 dias, contendo o valor limite de subsídio de acordo com as informações preenchidas.
Com a Carta, os documentos pessoais e do imóvel a ser adquirido em mãos, o beneficiário deverá dirigir-se a uma agência ou correspondente do Banco do Brasil ou da CAIXA mais próximo para dar o início aos procedimentos de contratação do financiamento habitacional pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
Desde 2009, o Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 10,5 milhões de pessoas, com a entrega de 2,63 milhões de moradias em todo o país. Os investimentos para a contratação de 4,21 milhões de imóveis ultrapassam R$ 294,49 bilhões.
Sobre o MCMV
O Minha Casa Minha Vida foi criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. O programa prevê diversas formas de atendimento às famílias que necessitam de moradia, considerando a localização do imóvel – na cidade e no campo – renda familiar e valor da unidade habitacional. Além disso, também contribui para a geração de emprego e renda para os trabalhadores da construção civil, que realizam as obras.
Como participar
FAIXA 1
A Faixa 1 produz empreendimentos habitacionais destinados às famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.800,00. Os valores dos imóveis variam de acordo com a localidade. E pode ser custeado até 90% do valor do imóvel pelo Programa. Se você está na Faixa 1, pode se cadastrar na sua cidade e, se atender aos critérios, aguardar o próximo sorteio para um empreendimento em sua cidade.
Você também pode ser atendido com o MCMV Financiamento e, neste caso, deve fazer uma simulação para saber o valor do subsídio a que você tem direito e ir diretamente à CAIXA ou ao Banco do Brasil para pedir um financiamento. O subsídio para financiamento é o valor que o Minha Casa Minha Vida oferece para você reduzir o valor da prestação de financiamento da sua casa própria.
Minha Casa Minha Vida Entidades
Esta modalidade, da Faixa 1, permite que famílias organizadas de forma associativa, por uma Entidade Organizadora – EO (Associações, Cooperativas e outros) habilitada, produzam sua unidade habitacional.
Minha Casa Minha Vida Rural
Voltado para agricultores familiares, trabalhadores rurais ou de comunidades tradicionais (como quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos e indígenas), essa modalidade possui três grupos de renda, que variam até R$ 78.000,00 por ano. O atendimento permite tanto a construção de novas casas quanto a reforma de unidades já existentes.
FAIXA 1,5
A Faixa 1,5 é destinada a famílias com renda até R$ 2.350,00, e oferece subsídios de até R$ 45.000,00 para financiamento de imóveis até R$ 135.000,00, dependendo da sua localização. Se você se enquadra na Faixa 1.5, faça a sua simulação, complemente seu cadastro e aguarde o sorteio, cujo resultado será divulgado no Portal MCMV. Caso você seja contemplado, procure um imóvel nas condições/valor admitidos no programa e dirija-se a uma agência do Banco do Brasil ou da CAIXA.
FAIXA 2
A Faixa 2 é destinada a famílias com renda entre R$ 2.351,00 e 3.600,00. Faça a sua simulação para saber o valor do subsídio que o programa te oferece, e vá diretamente ao Banco do Brasil ou à CAIXA para pedir um financiamento.
FAIXA 3
A Faixa 3 também possibilita o acesso à moradia por meio de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, de famílias com renda bruta mensal acima de R$ 3.600,00 e até R$ 6.500,00, com condições especiais de taxas de juros até 8,16% a.a., reduzidas em relação às praticadas pelo mercado imobiliário.
Para participar desse produto, além de atender ao limite de renda familiar compatível, o candidato não pode ter recebido nenhum benefício do Poder Público, tais como: parte de pagamento do imóvel ou redução das taxas de juros. Essa verificação será realizada antes da efetivação do financiamento.
Caso esteja nesse intervalo de renda, dirija-se diretamente a uma agência da CAIXA ou do Banco do Brasil para realizar a sua análise de crédito e dar continuidade ao processo de contratação do financiamento de sua casa.

É importante saber que há limites de valores para os imóveis a serem financiados de acordo com a sua localização.

A quem se destina (renda familiar mensal):
Até R$ 1.800,00 (Faixa 1) – Até 90% de subsídio do valor do imóvel. Pago em até 120 prestações mensais de, no máximo, R$ 270,00 sem juros.
Até R$ 2.350,00 (Faixa 1,5) – Até R$ 45.000,00 de subsídio, com 5% de juros ao ano.
Até R$ 3.600,00 (Faixa 2) – Até R$ 27.500,00 de subsídio, com 5,5% a 7% de juros ao ano.
Até R$ 6.500,00 (Faixa 3) – 8,16% de juros ao ano.
No caso dos agricultores familiares e trabalhadores rurais, a renda anual da família deve ser até R$ 78.000,00 por ano.
(Com informações do Ministério das Cidades)