Opinião: Valorizar os trabalhadores

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Valorizar os trabalhadores

Os trabalhadores da indústria da construção foram duramente atingidos pela crise. Cerca de 700 mil postos de trabalho do setor se fecharam nos últimos 26 meses. A ausência de novas obras prenuncia mais desemprego.
Neste cenário adverso, o SindusCon-SP faz questão de realizar pelo nono ano consecutivo o maior evento anual de responsabilidade social da construção paulista: o ConstruSer (Encontro Estadual da Construção Civil em Família).
Sob condução da Vice-Presidência de Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do sindicato, o evento é voltado à elevação da autoestima, à promoção da cidadania e ao estímulo do convívio dos trabalhadores e seus familiares. Acontecerá em 30 de abril, em Osasco (para trabalhadores da capital paulista) e nas nove regionais do sindicato no interior.

Com parceria de Fiesp, Senai-SP, Sesi-SP, Seconci-SP e outras instituições, o ConstruSer terá como temas centrais o combate ao mosquito transmissor de dengue, zika e chicungunya, e o uso racional da água.

Haverá atividades como visita a uma casa com soluções de sustentabilidade e ações de prevenção contra o Aedes aegypti; jogos sobre essas temáticas; demonstrações sobre redutores de vazão e sanitários com caixas acopladas; oficinas para a confecção de telas de mosquiteiros; oficinas de culinária; exames médicos e orientações odontológicas; dicas para geração de renda e muita diversão.

O cuidado com os trabalhadores não pode esmorecer no momento em que a crise atinge justamente os mais vulneráveis. As construtoras associadas ao SindusCon-SP podem inscrever seus funcionários pelo tel. (11) 3334-5600 ou pelo e-mail [email protected] .
Compromisso de contratar PCDs é renovado
O SindusCon-SP, o Sintracon-SP (reúne os trabalhadores) e o Projeto de Inserção da Pessoa com Deficiência (PcD) da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE/SP) acabam de renovar o Termo de Compromisso para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

O compromisso, destinado a promover o cumprimento da Lei de Cotas para o emprego de PCDs na construção, será apresentado pelo vice-presidente de Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, em seminário no dia 27 de abril, no sindicato.

No evento, o auditor fiscal do Trabalho José Carlos do Carmo irá discorrer sobre A Lei de Cotas e o Novo Estatuto da PcD. Em mesa redonda com a participação do deputado Antônio Ramalho, a deputada Mara Gabrilli falará sobre O Novo Conceito de Deficiência. O procurador Ramon dos Santos, do Ministério Público do Trabalho, abordará a inclusão promovida por este órgão. E a visão do TRT-SP sobre o tema será apresentada pela presidente daquele tribunal, desembargadora Silvia Pondé.

A médica Norma Araújo, do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) apresentará a atualização do Estudo de Viabilidade de Inclusão Segura de PCDs no setor, agora mostrando quais atividades podem ser desenvolvidas com segurança no canteiro de obras por pessoas que enxergam só com um olho.

Exemplos de inclusão na construção serão apresentados. Junto com Ishikawa, o vice-presidente do SindusCon-SP Roberto Falcão Bauer fará o encerramento.

Inscrições: (11) 3334-5600 ou [email protected] .