MegaSipat: 17ª edição repete o sucesso do ano passado

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

MegaSipat: 17ª edição repete o sucesso do ano passado

A 17ª MegaSipat, realizada nesta quarta-feira (31), no Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, no bairro do Tatuapé, na capital paulista, foi marcada pela descontração e engajamento dos participantes. Orientados pelos colaboradores das entidades realizadoras (SindusCon-SP, Sesi-SP, Senai e Seconci-SP) os mais de 100 trabalhadores tiveram um dia diferente, com atividades voltadas para o conhecimento em segurança no trabalho, saúde, meio ambiente, relacionamento com pessoas com deficiência (PCDs) e nutrição.

Atividades sobre destinação correta de resíduos foram orientadas pelos facilitadores da MegaSipat
Atividades sobre destinação correta de resíduos foram orientadas pelos facilitadores da MegaSipat

A MegaSipat, que foi alterada na edição de 2015, passando a ser mais dinâmica, com a divisão dos trabalhadores em grupos que percorrem um circuito de 5 estações (Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Desafios dos Sentidos, Saúde e Nutrição), é um dia voltado à conscientização do trabalhador sobre os temas apresentados em cada uma das estações visitadas durante a atividade.
Às 7 da manhã, quando chegaram ao Senai Tatuapé, os participantes foram submetidos a exames clínicos e de sangue para avaliação de pressão, acuidade visual, índice de glicemia e de colesterol. Em seguida tomaram café da manhã, para depois receberem as orientações sobre a competição entre os grupos, realizada por meio das atividades em cada uma das estações por onde passariam.
Para o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, a MegaSipat é mais que um dia voltado à prevenção de acidentes. “Todas as atividades realizadas, o tempo dedicado à atenção à saúde, as palestras e a interação entre os trabalhadores mostram a importância deles para o setor e a responsabilidade de cada um sobre a segurança no trabalho,” explicou Ishikawa.
Em cada parada os trabalhadores de 11 construtoras responderam a questões ou realizaram atividades em que aprenderam e compartilharam conhecimento.
O carpinteiro Evanir José de Santana, que participou pela primeira vez da MegaSipat, disse ter aprendido muito na estação Saúde. “Até bem pouco tempo nunca tínhamos ouvido falar em chikungunya. Hoje ouvimos informações importantes. Agora sei mais sobre a doença,” contou.
Na estação Desafios dos Sentidos, os trabalhadores assistiram a um vídeo sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais. Os participantes também tiveram os olhos vendados e utilizando somente o tato tentavam descobrir que objeto ou alimento estavam expostos.
Na estação "Desafio dos Sentidos", participantes puderam simular a sensação de perder a visão
Na estação “Desafio dos Sentidos”, participantes puderam simular a sensação de perder a visão

 
O eletricista Anísio Francisco da Silva contou que quase perdeu a visão durante uma explosão no trabalho. “Eu conheço um pouco dessa realidade, pois tenho sequelas do acidente, mas hoje percebi que a vida é bem mais difícil para quem é totalmente cego.”
O pedreiro Raildo Pereira dos Santos, que também participou pela primeira vez, disse que muito do que aprendeu será importante na sua rotina de trabalho. “Tive acesso a muitas informações que desconhecia sobre EPI e prevenção. Gostei muito,” afirmou.
Simultaneamente às atividades que cada grupo tem que cumprir, ocorrem oficinas em que são produzidos trabalhos manuais e exercícios como alongamento.
Questões sobre o uso dos EPIs foram abordadas na estação "Segurança do Trabalho"
Questões sobre o uso dos EPIs foram abordadas na estação “Segurança do Trabalho”

O engenheiro de meio ambiente da Tecnisa, Stephano Lattanzi, assistiu à realização das atividades pelos trabalhadores e disse que vai levar algumas ideias para o programa de prevenção a acidentes da empresa. “Gostei dessa maneira que é realizada a MegaSipat. Falei com vários trabalhadores e todos gostaram muito.”
Depois de percorrerem todas as estações, os trabalhadores almoçaram no local.
Além da capital, o evento irá percorrer, até o final de novembro, os municípios de Bauru, Campinas, Franca, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Sobre a MegaSipat
A MegaSipat é o maior evento anual de Saúde e Segurança do Trabalho da construção civil paulista. A iniciativa, que é realizada desde 2000, é uma parceria do SindusCon-SP com o Sesi-SP, Senai e Seconci-SP.
Veja algumas imagens da MegaSipat no Senai Tatuapé:
[masterslider id=”13″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo