MegaSipat da construção civil acontece dia 23 de setembro em Prudente

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

MegaSipat da construção civil acontece dia 23 de setembro em Prudente

A MegaSipat 2016 – “Trekking na Construção Civil” ocorrerá em Presidente Prudente no dia 23 de setembro, no Sesi-SP da Vila Furquim. O evento, que é realizado desde o ano 2000, é uma parceria do SindusCon-SP com o Sesi-SP, Senai e Seconci-SP, com o envolvimento das áreas de Responsabilidade Social, Cultura, Alimentação, Esporte e Qualidade de Vida.
Esta ação do sindicato é de caráter coletivo e de promoção da melhoria na qualidade de vida do trabalhador, que auxilia as empresas do setor da construção civil de todo o Estado de São Paulo a complementarem a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).
Para definir a forma de atuação na cidade, foi realizada uma reunião na última semana com a presença de representantes das três entidades envolvidas: a gerente da Regional do SindusCon-SP em Presidente Prudente, Claudia Primolan, e o técnico em Segurança do Trabalho do sindicato, Francisley Ferreira Sanches; o diretor do Sesi-SP no município, Carlos Roberto Vioto, e os funcionários Marcos Golin e Vanessa Correia; além dos representantes do Senai André Luis Cano e Fernanda Moreira Machado Breetz.
As ações da MegaSipat buscam desenvolver uma cultura preventiva, despertando o interesse dos trabalhadores em evitar acidentes de trabalho e cuidar da saúde.

Nesta edição, a aplicação do serviço proposto seguirá a metodologia de realização do trekking. Inicialmente, todos os presentes – trabalhadores da construção civil – serão divididos em seis grupos, que realizarão atividades educativas durante o dia.
Com esta metodologia, os grupos terão um cronômetro para o cálculo do tempo do percurso e obedecerão os intervalos sequencialmente. De posse dos mapas, os participantes deverão localizar as estações de atividades, atentando para o percurso pré-definido.
A primeira estação é a de “Segurança e Saúde no Trabalho”, que tem como objetivo conscientização do alto índice de acidentes de trabalho e a importância do cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).
Já a segunda atividade é a de “Resíduo no lugar certo”, que busca promover reflexão sobre descarte correto de resíduos, mostrando que todos são responsáveis pela limpeza e conservação do meio ambiente. A ideia é levar os participantes a refletir que, assim como é o papel de cada um zelar pelo correto descarte de resíduos sólidos na comunidade, também é preciso ter esse mesmo cuidado no ambiente de trabalho. Lembrando que resíduos da construção civil deixados em locais incorretos podem causar enchentes, doenças, obstruções de vias públicas, acidentes de trabalho nos canteiros de obras, etc.
O “Desafio dos Sentidos” é a terceira estação, que mostrará as barreiras e desafios encontrados no dia a dia pelas pessoas com deficiência, por meio de uma experiência vivencial e sensorial.
A estação 4 será um “Quiz”, com perguntas sobre temas diversos, como Dengue, Zika e Chicungunha, Gripe/H1N1, Dependência Química, DST/Herpes, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde Mental (Ansiedade, Stress e Transtorno do Pânico).
“Despertar” nos participantes a possibilidade da utilização integral dos alimentos focando nas partes não convencionais (como talos, cascas, sementes), além de reforçar a importância de escolhas mais saudáveis no dia a dia, será o objetivo da Estação 5, a “Oficina Nutritiva”.
Por fim, o encerramento das atividades será com um alongamento e uma rápida retrospectiva sobre o evento. Na ocasião, os técnicos responsáveis pelas estações do circuito promoverão uma reflexão ressaltando os pontos fortes das atividades, como integração e responsabilidade social.
LEGENDA FOTO: Representantes do SindusCon-SP, Sesi-SP e Senai em Presidente Prudente se reuniram na última semana
(Assessoria de Imprensa da Regional do SindusCon-SP em Presidente Prudente)