Michel Temer visita Rio Preto e promete verba para duplicar BR 153

Regional São José do Rio Preto

Por Regional São José do Rio Preto

Michel Temer visita Rio Preto e promete verba para duplicar BR 153

Em visita a Rio Preto, na última sexta-feira (24), o presidente da República, Michel Temer (PMDB), prometeu ajudar na realização de um sonho antigo dos rio-pretenses: a duplicação da BR 153 entre Rio Preto e o município de Bady Bassitt. O trecho é um dos mais perigosos. Devido ao tráfego intenso e o grande número de acidentes, passou a ser chamado de “rodovia da morte”. Temer, que veio à cidade para inaugurar um conjunto de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, disse ter “acabado” de liberar R$ 87 milhões para a obra, mas a promessa foi recebida com desconfiança. O discurso idêntico já fora feito pela então presidente Dilma Roussef em duas ocasiões anteriores, igualmente quando visitara a cidade também para inaugurar casas populares.
O vai e vem de verbas para a duplicação da rodovia vem de longa data. Dilma fizera a mesma promessa em 2011 e 2014. Já no início deste ano, o governo federal chegou a anunciar R$ 100 milhões para a duplicação do trecho, que tem 17 quilômetros. Depois anunciou corte de R$ 20 milhões e em novo pronunciamento informou que apenas R$ 7 milhões seriam destinados à obra. A expectativa na cidade agora é de que a promessa de Michel Temer seja a definitiva e que a cidade consiga a duplicação da BR 153.
O prefeito Edinho Araújo (PMDB) afirmou que a obra da rodovia, desta vez, será realidade e aproveitou o momento para engatar um segundo pedido: agilidade no projeto de contorno ferroviário, para livrar a cidade dos trilhos que passam pela área urbana trazendo perigo para a população. Nesta segunda-feira (27) dois vagões descarrilaram no centro. Não houve feridos, mas causou a interdição do trânsito na área central durante todo o dia. Há três anos aconteceu outro acidente bem mais grave. Oito pessoas morreram quando o trem descarrilou e atingiu várias casas em um bairro da periferia.
O presidente Temer participou da entrega das 1.300 casas do Residencial Solidariedade, acompanhado dos ministros Bruno Araújo (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores), ao lado do prefeito Edinho Araújo, do governador Geraldo Alckmin (PSDB), além de deputados federais, estaduais, prefeitos da região, vereadores e cerca de cinco mil pessoas, a maioria mutuários do novo empreendimento e familiares.

(Ester Mendonça)