Ministro do TST, Ives Gandra, confirma participação em debate sobre reforma trabalhista no Enic

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

O ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, confirmou sua participação na 89ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 24 a 26 de maio em Brasília (DF).
O ministro participará de debate sobre o tema “Modernização das Leis Trabalhistas – Contribuições da Construção Civil” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, que será realizado no dia 25 de maio, das 14h às 16h, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.
Também participará do painel o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan.  Ainda está prevista a participação do deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), relator do projeto de Reforma Trabalhista.
Programação diversificada
No dia 26 de maio, das 9h às 12h, o painel geral “O Brasil do futuro: as oportunidades em um novo ambiente de negócios” terá a participação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim. A mediação será feita pelo jornalista do Valor Econômico, Cristiano Romero.
O ministro Torquato percorre o Brasil divulgando o programa Pró-Ética 2017, que tem como objetivo apresentar à classe empresarial a importância da integridade, ética e transparência tanto no ambiente corporativo interno, quanto na relação de negócios entre os setores público e privado.
Já no dia 25 de maio, os participantes do primeiro painel da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC terão a oportunidade de conhecer a cartilha “Uma Nova Cultura Urbana”.
A abertura oficial dos trabalhos será feita pelo presidente da CII/Cbic, Flávio Prando, com a apresentação de um vídeo do arquiteto Jaime Lerner. Também participarão do painel, o diretor da Parkinson Desenvolvimento Imobiliário, Arthur Parkinson, como coordenador; o economista e consultor em Planejamento Urbano do Instituto Jaime Lerner Arquitetos, Alberto Paranhos; e a sócia do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, Ariadne dos Santos Daher, como palestrantes.
Além disso, a Aliança Global para Edifícios e Construção (GABC), órgão ligado às Nações Unidas, também confirmou presença no 89º Enic. Iniciativa lançada na COP21, como parte da Agenda de Ação de Lima, em Paris, a Aliança estará representada por seu coordenador Frédéric Auclair.
Arquiteto e urbanista, Auclair vai integrar os debates do primeiro painel da Comissão de Meio Ambiente (CMA), “A indústria da construção e parcerias estratégicas: cumprimento das metas em torno das mudanças climáticas e oportunidades de negócios em torno da sustentabilidade”. No mesmo debate estarão presentes: o líder do programa Cidades e Negócios, do International Finance Corporation – IFC / Banco Mundial para América Latina e Caribe, Kristtian Rada; e um representante do Ministério do Meio Ambiente a definir.
Superação é nossa maior obra
Promovido pela CBIC, e organizado pelo Sinduscon-DF, o 89º Enic tem como tema “Superação é nossa maior obra”. O encontro reúne todo ano o setor produtivo, com o objetivo de propor melhorias ao segmento e mostrar a importância do segmento para o país.
Estima-se a presença de dois mil visitantes entre empresários, autoridades, técnicos e agentes financeiros de todo o país. As inscrições poderão ser feitas até 5 de maio, via internet.