Homenagem a secretário de Desenvolvimento

Por meio de seus representantes em Piracicaba, o SindusCon-SP foi uma das entidades que participaram da homenagem no início de setembro ao secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Santos Tavares de Almeida. Na ocasião, Almeida também recebeu o título de cidadão piracicabano “por sua contribuição para a geração de mais empregos, mais renda e por sua participação no processo de qualificação da mão-de-obra no município”, conforme as palavras do presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, João Manoel dos Santos.

Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento, entre autoridades, políticos, empresários, representantes de entidades, colegas de trabalho, familiares e amigos do homenageado. Em nome do SindusCon-SP, Edgard Camolese, empresário da construção civil que atua em Piracicaba na construtora Reynold, entregou ao homenageado um troféu em aço com o formato de um edifício estilizado. O novo cidadão piracicabano também recebeu o reconhecimento da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e das empresas Dedini Indústrias de Base e Grupo Cosan.

A iniciativa da homenagem a Luciano Almeida foi do vereador José Luiz Ribeiro (PSDB), que ressaltou “a importância do Luciano não só para Piracicaba mas também para todo o Estado de São Paulo”.

O homenageado agradeceu à Câmara e prometeu continuar trabalhando pelo município. “Foi difícil para algumas pessoas entenderem o porquê do meu interesse em atuar na esfera pública. Essa homenagem é a resposta. Sinto-me orgulhoso por estar sendo reconhecido pelo meu esforço. Mas isso não é o fim, é apenas o começo”, declarou.

Currículo – Filho de Manoel Rodrigues Tavares de Almeida e Gilberta Santos Almeida, Luciano nasceu na cidade de São Paulo e mudou-se com sua família para Piracicaba em 1969, quando a família Almeida adquiriu a indústria de bebidas Tatuzinho. Aos 10 anos, por exigência do pai, começou a trabalhar separando garrafas quebradas na empresa da família. Mais tarde foi efetivado como office boy, com carteira assinada, ganhando o primeiro salário.

Em 1983, o grupo comandado pelo pai de Luciano adquiriu a empresa Motocana, para onde foi transferido para trabalhar no departamento de compras. Um ano depois, migrou para o departamento financeiro e, em 1985, assumiu a área comercial, atuando posteriormente como vice-presidente da companhia, época em que também se formou em Administração de Empresas, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Em 2003 mudou-se para os Estados Unidos com sua família, onde cursou pós-graduação em gerenciamento internacional na Universidade da Califórnia, na cidade de Berkerley.

Preocupado com as questões relativas ao setor empresarial, Luciano, junto com dois amigos executivos, iniciou a formação do Sindicato das Indústrias Metal Mecânica de Piracicaba, o Simesp, sendo ele o primeiro presidente da entidade.

Em 2005, Luciano foi convidado a assumir a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Piracicaba. A secretaria foi estruturada e um programa de projetos e ações para o desenvolvimento de Piracicaba e região foi traçado, trazendo inúmeras conquistas para o município.

Atualmente, ocupa os cargos de Conselheiro da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única) e do grupo Tavares de Almeida (holding da família), membro do Conselho Superior do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e diretor do Departamento de Infra-estrutura do Ciesp.

Luciano também coordenou o Conselho de Segurança e implantou o Disque-Denúncia em Piracicaba, pelo prefixo 181, além de implementar o Poupatempo, entre outras iniciativas.

No começo deste ano, a convite do vice-governador do Estado, Alberto Goldman, o empresário passou a atuar na Secretaria de Desenvolvimento de Estado de São Paulo.

Construmail 1483

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo
Sede: Rua Dona Veridiana, 55 - Santa Cecília CEP 01238-010 São Paulo - SP - Telefone: (11) 3334 5600 • sindusconsp@sindusconsp.com.br

Bauru • Campinas • Mogi das Cruzes • Presidente Prudente • Ribeirão Preto • Santo André • Santos • São José do Rio Preto • São José dos Campos • São Paulo • Sorocaba