Home Curta nossa FanPage Inscreva-se no nosso canal Siga no Twitter SindusCon-SP
19/5/2009 15:05:08
Trabalhadores da construção civil de Osasco e região têm reajuste escalonado

Os presidentes do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), Sergio Watanabe, e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Osasco e Região, José Roberto Silva dos Santos, assinaram em 18 de maio Convenção Coletiva de Trabalho relativa à data-base de 1º de maio.

Pelo acordo, os salários tiveram reajuste escalonado da seguinte forma:

6,74% para os trabalhadores que recebem salário mensal de até R$ 2.500;

5,50% para os trabalhadores que recebem salário mensal acima de R$ 2.500 até R$ 5.000;

3% para os trabalhadores que recebem salário mensal acima de R$ 5.000.

Há dois pisos salariais:

Para os trabalhadores não qualificados – servente, contínuo, vigia, auxiliares de trabalhadores qualificados e demais trabalhadores cujas funções não demandem formação profissional: R$ 767,80 por mês ou R$ 3,49 para 220 horas mensais.

Para os trabalhadores qualificados – pedreiro, armador, carpinteiro, pintor, gesseiro e demais profissionais qualificados não relacionados: R$ 917,40 por mês ou R$ 4,17 por hora, para 220 horas mensais.

O tíquete-refeição passou para R$ 10,50. Alternativamente, as empresas poderão conceder cesta básica, que passou para 36 quilos, com acréscimo de vários produtos.

As construtoras deverão fornecer protetor solar aos trabalhadores expostos ao sol. O efetivo fornecimento, bem como o grau de proteção a ser disponibilizado deverá ser indicado pelo médico do trabalho nos exames médicos admissional ou periódico. Para tanto, serão levados em consideração o tipo físico e as funções que serão exercidas pelo trabalhador.

As disposições da convenção deverão valer para Osasco e Carapicuíba.

Continuam em vigor as demais disposições da convenção coletiva firmada em 2008, como o valor das horas extras, as exigências para a contratação de subempreiteiros, o banco de horas, a possibilidade de contratação de seguro de vida, a cláusula assistencial – Seconci, bem como a possibilidade de opção pelo plano de saúde por ele indicado e supervisionado, na condição de braço social do setor.

Release 190509

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo
Sede: Rua Dona Veridiana, 55 - Santa Cecília CEP 01238-010 São Paulo - SP - Telefone: (11) 3334 5600 • sindusconsp@sindusconsp.com.br

Bauru • Campinas • Mogi das Cruzes • Presidente Prudente • Ribeirão Preto • Santo André • Santos • São José do Rio Preto • São José dos Campos • São Paulo • Sorocaba