Home Curta nossa FanPage Inscreva-se no nosso canal Siga no Twitter SindusCon-SP
8/5/2012 15:26:41
Contratações na construção civil crescem 3,88% no 1º trimestre

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas), a construção civil brasileira gerou mais 123.272 novos empregos com carteira assinada no primeiro trimestre. O desempenho representa expansão de 3,88% em relação a dezembro. No final de março o setor empregava 3,297 milhões de trabalhadores em todo país.
De acordo com o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, esta expansão era prevista, em função das obras anteriormente já contratadas. “Entretanto, ainda é cedo para afirmarmos que a construção manterá este ritmo de crescimento ao longo do ano, em virtude dos sinais incertos sobre o desempenho da economia brasileira em 2012”.
No mês de março, o nível de emprego na construção acelerou ligeiramente em relação a fevereiro, ao registrar alta de 1,23%, com um saldo positivo de 40.110 novos postos de trabalho. No acumulado dos últimos 12 meses o setor registrou expansão de 8,14%, com 248.154 contratações.
No final de março, a região Sudeste concentrava 1.661.090 trabalhadores da construção civil no país; seguida pelo Nordeste (712.039); Sul (464.458); Centro-Oeste (261.520) e a região Norte (198.376).
Brasil – Em março, a região Centro-Oeste apresentou o melhor crescimento porcentual (2,33%) em relação a fevereiro. Na sequência ficaram o Sudeste (1,47%), o Norte (+0,96%) e o Nordeste (+0,79%). Confira abaixo:

Emprego por Regiões do Brasil (Março de 2012)

Região

Número de Novas Vagas

Nordeste

Brasil (Total)

Estado de São Paulo

Ao final do primeiro trimestre, as empresas da construção no Estado de São Paulo somavam 845,4 mil empregados com carteira assinada, indicando alta de 3,57% sobre dezembro de 2011, com a contratação de 29.111 trabalhadores.
No Estado de São Paulo, em março foram contratados 10.292 trabalhadores da construção civil, sendo que a capital respondeu por mais da metade (5.453) desse montante. Santo André aparece em segundo lugar entre as cidades pesquisadas no Estado, com a contratação de 1.131 trabalhadores durante o mês de março. Confira na planilha abaixo.

Emprego por regiões do Estado de São Paulo (Março de 2012)

Região

Número de Novas Vagas

Sede (capital)

Santo André

Campinas

Ribeirão Preto

658

Santos

606

Sorocaba

747

São José dos Campos

123

Bauru

51

São José do Rio Preto

205

Presidente Prudente

309

Mudanças na base de dados do emprego da construção Desde janeiro de 2012, a série do emprego da construção civil tem por base as estatísticas da RAIS 2010. A série divulgada anteriormente até dezembro de 2011 tinha por base a RAIS 2009 e, portanto, o estoque de empregados de dezembro de 2009. A nova série foi recalculada fixando-se como base o estoque de empregados de dezembro de 2010, dado pela RAIS 2010, no lugar da base utilizada anteriormente. Para ilustrar as modificações feitas, apresentamos as tabelas 1 e 2 a seguir, com os números de emprego para o estado de São Paulo e para o Brasil, nas duas bases. Por exemplo, na nova base de dados, o estoque total de trabalhadores da construção do país em dezembro de 2011 passou a ser de 3.174.211 empregados, contra 3.040.555 da base antiga, o que equivale a uma correção de 4,4% no estoque de emprego. Tabela 1. Comparação de valores nas bases nova e antiga para São Paulo.

Regionais SindusCon-SP

Emprego em dez. de 2011

Base antiga

Base nova

ABCD

Centro-Leste

Noroeste

Oeste

Sudoeste

Sul

Tabela 2. Comparação de valores nas bases nova e antiga para o Brasil.

Regiões do Brasil

Emprego em dez. de 2011

Base antiga

Base nova