Porto de Santos teve o melhor desempenho entre os 19 analisados

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Porto de Santos teve o melhor desempenho entre os 19 analisados

Segundo dados da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec) a queda na movimentação nos portos brasileiros ficou em 3,3% em 2015. Apesar da retração o número foi bem menor que o estimado, que ficava entre 25% e 30%. O resultado se deve à alta das exportações, que compensaram a redução das importações, de acordo com a Abratec.
A redução total, de 202 mil unidades, é creditada, principalmente aos portos de Itajaí, em Santa Catarina, Manaus e Rio de Janeiro. O porto de Itajaí registrou queda de 12% no ano passado e 2% no primeiro trimestre de 2016. As quedas mais acentuadas foram as dos portos de Porto Velho (79,3%) e de Itaqui (64,2%).
O porto de Santos foi o que obteve o melhor resultado entre os 19 analisados. “A alta das exportações de soja, a volta da hidrovia Tietê-Paranaguá e o fortalecimento da cabotagem contribuíram para o desempenho positivo,” afirma o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva.
Em Paranaguá, a alta se deveu às melhorias no acesso ferroviário e de caminhões. Este ano ainda serão investidos R$ 30 mi para tornar mais fácil a chegada ao porto. A previsão é de que as obras estejam prontas em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo