Presidente Prudente realiza ação contra Aedes Aegypti nos canteiros de obras

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Presidente Prudente realiza ação contra Aedes Aegypti nos canteiros de obras

Com mais de 4 mil casos de dengue registrados e 11 mortes causadas pela doença, Presidente Prudente é uma das muitas cidades do Brasil que passam por epidemia e infestação do mosquito Aedes aegypti. Os dados foram divulgados nesta semana pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).
Para cooperar no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Regional do SindusCon-SP na cidade realizou capacitação de profissionais da construção no canteiro de obras da MRV no dia 11 de março. A ação em Presidente Prudente teve o acompanhamento da VEM.
A ação integra a campanha de conscientização nos canteiros de obra contra a proliferação do mosquito que foi lançada pela entidade em todo o estado de São Paulo.
A campanha vai mobilizar profissionais de saúde, com a organização de palestras de orientação para os trabalhadores, divulgação de vídeos educativos e cartazes com dicas de medidas de prevenção. Todo o material distribuído nos canteiros também está disponível no site do SindusCon-SP para download e reutilização nacionalmente.
Responsável pela capacitação, o técnico em Segurança do Trabalho da Regional do SindusCon-SP em Presidente Prudente, Francisley Ferreira Sanches, afirmou que estão sendo realizadas ações semelhantes em várias obras de Presidente Prudente e em outros municípios da região, como em Santo Expedito.
“Esta ação no canteiro da MRV teve a participação da Vigilância, pois é uma obra muito grande, com uma grande concentração de trabalhadores. Fizemos uma palestra com temas como a prevenção e eliminação de focos. Também foram distribuídos saquinhos plásticos biodegradáveis com areia lavada para os trabalhadores. Depois realizamos um checklist na obra com os trabalhadores. O bate papo foi de forma expositiva com ilustração em slides, entrega de panfletos a respeito do assunto, além de colocarmos os banners no local.”
Ações práticas
Atitudes simples para evitar o acúmulo de água parada, como manter tonéis, barris d’água, reservatórios e caixas d’água bem tampados, manter o lixo sempre fechado e utilizar toldos para proteção de peças e objetos que possam ficar expostos à chuva são algumas das orientações que serão reforçadas pela campanha. (Maycon Morano)

Presidente Prudente 2
A ação teve acompanhamento da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo