Programa Senai de Aprendizagem e Regional do SindusCon-SP em Sorocaba promovem curso na área da construção civil

Regional Sorocaba

Por Regional Sorocaba

Uma parceria entre a Regional do SindusCon-SP em Sorocaba e o Senai vai dar oportunidade de qualificação, no mês de julho, a jovens que quiserem atuar em construção civil.
A nova unidade do Senai, na avenida Itavuvu, já está com matrículas abertas para o programa de Aprendizagem na área da Construção Civil. Com início no dia 24 de julho, o curso terá duração de um ano, com opções de jornada de 20 ou 40 horas semanais.
Segundo o diretor da Regional do SindusCon-SP em Sorocaba, Elias Stefan, o curso irá qualificar a mão de obra do setor por meio de um treinamento intenso. “Intercalando aprendizado teórico e prático, o aluno poderá exercer a carga horária apenas dentro do Senai ou também da empresa. Dependendo do contrato, a aprendizagem será dividida em 40 horas semanais, sendo 4 horas por dia no Senai e outras 4 horas na empresa, ou ainda, 20 horas semanais com 4 horas por dia somente no Senai,” explica.
Desenvolvendo Competências
O curso visa desenvolver competências para o setor da construção civil diante da retomada da economia. “As empresas serão beneficiadas com profissionais melhor qualificados e aptos para atuar nos canteiros de obras com o reconhecido ensino profissionalizante do Senai”, lembra o Stefan, que enfatiza que ao empregado aprendiz é garantido salário mínimo regional do Estado de São Paulo, vigente à época do pagamento, conforme estipula a Convenção Coletiva de Trabalho da Construção Civil.
Por meio de uma parceria realizada há mais de 20 anos, a Regional do SindusCon-SP em Sorocaba não apenas apoia cursos voltados para a área de construção civil, como auxilia a divulgação dos demais cursos oferecidos pelo Senai. “Essa parceria é muito importante, uma vez que a indústria da construção civil representa um segmento que é primordial para nossa economia e o Senai atua como agente de formação de mão de obra especializada neste setor. Somente com profissionais bem capacitados e treinados poderemos melhorar a qualidade e a competitividade”, relata o coordenador de atividades técnicas da Unidade Senai da zona norte, José Carlos de Oliveira.
A aprendizagem é obrigatória para todas as empresas, conforme Instrução Normativa da Secretaria de Inspeção do Trabalho, sendo que o número de aprendizes deve equivaler a pelo menos 5% dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento. A participação das empresas no Programa é feita por meio de uma “Carta de Interesse”.
Outras informações podem ser obtidas no SENAI – Unidade 404, avenida Itavuvu, 6.515 – Jardim Santa Cecília,