Projeto visa estruturar empresas da construção civil em dois anos

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Projeto visa estruturar empresas da construção civil em dois anos

Lançado no último dia 26 o Projeto Indústria da Construção Civil de Presidente Prudente e Região tem o objetivo de estruturar todo o setor nos próximos dois anos, com orientações, participação ativa das empresas para aumento da competitividade. A ação é uma realização do Sebrae-SP, com apoio do SindusCon-SP, Fiesp, Ciesp e Senai.
A adesão, até o momento, de 30 empresas, mostra o grande potencial da iniciativa. A consultora de projetos do Sebrae em Presidente Prudente, Selma Luz, diz que o número de participantes tende a aumentar. “Queremos trazer mais empresas para participar, pois, quanto maior a quantidade, maior a possibilidade de propor ações e esse grupo ter força no mercado”, pontua Selma. As empresas que não participarem agora poderão aderir ao final deste projeto, que deve seguir até meados de 2018.
De acordo com a consultora do Sebrae, a ideia é estruturar toda a cadeia da construção civil, desde as construtoras e incorporadoras, até  as outras empresas que participam de uma obra, seja empresarial ou residencial, como as de terraplanagem, artefatos de concreto, marmoraria, gesso, serralheria, instalações hidráulicas e elétricas, entre outras.
“Vamos propor melhorias para tornar o setor mais competitivo. Fazer um trabalho de cooperação entre as empresas para que elas possam pensar coletivamente. Lá fora elas até podem concorrer entre si, mas aqui elas vão trabalhar juntas para competir no mercado”, explica Selma.
A ideia, conforme a consultora, é dar acesso ao mercado para estas empresas, com novas tecnologias, orientação na gestão da empresa, custos, preço de venda, plano de marketing e gestão de pessoas. “É pensar todo o planejamento da empresa e no que o empresário quer para os negócios daqui cinco, 10 anos”, define.
O conselheiro consultivo do SindusCon-SP, Norton Guimarães, representou o diretor regional Paulo Perego. Guimarães ressaltou a importância do apoio do Sebrae para as empresas em um momento de crise. “Essa parceria com o sindicato já vem de muitos anos e agora nossa região montou esse grupo de construtoras para que possamos desenvolver o setor. Estamos fazendo esse trabalho para que as elas se desenvolvam”, comemora.
“O intuito do projeto é mudar a situação. Na crise é que conseguimos crescer e o SindusCon-SP acredita muito nesse desenvolvimento. Queremos que mais construtoras venham participar. Como empresário do setor, acredito muito no projeto, tanto que faço parte dele”, finaliza Guimarães.
O lançamento da ação também contou com representantes de diversos órgãos da prefeitura, sindicatos, Caixa Econômica Federal, o gerente do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, entre outros.
Encontros
Esta proposta nasce após reuniões entre os empresários. A primeira ocorreu no auditório do Sesi em Presidente Prudente, quando foi apresentada uma palestra com o tema “Os caminhos estratégicos para a indústria da construção civil”, proferida pelo Coordenador Nacional da Carteira de Projetos de Construção Civil do Sebrae, Renato Perlingeiro Salles Júnior.
Já o segundo e terceiro encontros foram realizados no Escritório Regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente, com a consultora de projetos da entidade, Selma Luz, e serviu para levantar problemas, necessidades e dificuldades.
O conjunto de ações vai ajudar os empresários a enfrentarem um cenário complicado. A pesquisa Indicadores mostra que as micro e pequenas indústrias do Estado registraram uma queda de 18,7% no faturamento em maio em comparação com o mesmo período do ano passado.
(Maycon Morano)