Regional do SindusCon-SP em Santos forma nova turma do curso de mestre de obras

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Regional do SindusCon-SP em Santos forma nova turma do curso de mestre de obras

Qualificar e requalificar gratuitamente os trabalhadores que já atuam no segmento da construção civil. Esse é o foco do curso de mestre de obras, oferecido pela Regional do SindusCon-SP em Santos em parceria com a escola Senai Antonio Souza Noschese. Após mudança no formato, essa é a primeira turma a ser concluída.
A formatura de cerca de 20 alunos foi realizada nesta terça-feira (17) no auditório do Senai com a presença dos estudantes, familiares, do coordenador de relacionamento com a indústria da escola SENAI, Roberto Ferreira de Carvalho, além dos instrutores Raimundo Nonato da Silva, Valeria Rogelia de Arantes e do diretor regional do SindusCon-SP, Osmar Luiz Quaggio Gomes – que fizeram a entrega dos diplomas.
Os professores destacaram a importância da capacitação para ampliar as atividades e a visão desses profissionais. “Depois que estão aqui, muitos alunos se interessam por outros cursos e dão sequência aos estudos. É gratificante”, diz Valéria Arantes, instrutora de formação profissional e técnica de Edificações e  Segurança do Trabalho.
O professor Raimundo Nonato da Silva, técnico de Segurança do trabalho e geógrafo, foi o responsável em repassar aos alunos regras e normas sobre segurança e saúde do trabalhador. Atualmente Nonato é responsável técnico de segurança da Regional no âmbito do Programa SindusCon-SP de Segurança do Trabalho e, entre suas funções, atua junto aos trabalhadores nos canteiros de obras. O professor ressaltou a importância da qualificação profissional e, em suas visitas ‘in loco’,  incentiva os trabalhadores a se inscreverem em cursos de capacitação nos quais se reforça a importância e a necessidade de se aplicar normas e se utilizar os equipamentos adequados. Nonato também destaca que a atualização profissional é importante para se buscar novas oportunidades. “Estar preparado para uma nova fase de automação, que já está ocorrendo no segmento, é de suma importância”, alerta.
O coordenador da escola Senai, Roberto Carvalho, ressaltou a importância de parcerias com o SindusCon-SP para criar novas oportunidades de trabalho e, consequentemente, maior profissionalização. Para o diretor da Regional, Osmar Quaggio, os trabalhadores mais qualificados são os que terão maior chance de emprego e desenvolvimento profissional, por isso, ações para capacitar o trabalhador da indústria da construção está no foco da regional. “Mão de obra qualificada significa ganho para todos, uma obra mais limpa, segura e de excelência”, conclui.
Investimento no futuro
Marcelo Pelaes, 27 anos, mudou para Santos há cerca de três anos e viu no segmento da construção uma oportunidade de trabalho. Formado em administração de empresas, participou de diversos cursos profissionalizantes e empreendeu abrindo a própria empresa prestadora de serviço. No curso de mestre de obras, as aulas ajudaram a compreender melhor o que já fazia na pratica, como a leitura de plantas. Outro aluno do curso, Evaildo Cunha dos Santos, 29 anos, já era  formado em técnico em edificações e trabalhava há oito anos como encarregado de obras. “Com mais esse curso já estou planejando também ter a minha própria empresa, sem deixar os estudos. Quero fazer o curso  de Tecnólogo e depois a faculdade de Engenharia”.
Próxima turma
As inscrições para a próxima turma iniciam no próximo dia 30 de janeiro e vão até 23 de fevereiro, na sede da Regional do SindusCon em Santos (avenida Ana Costa, 255, 1º andar), das 9h às 16 horas. No ato da matrícula o candidato deve apresentar os documentos pessoais comprovando ter acima de 18 anos, ter concluído a 6ª série do ensino fundamental, ter experiência de pelo menos cinco anos como profissional – de uma ou mais áreas relacionadas a construção civil (instalador hidráulico, armador de ferros, carpinteiro de formas, carpinteiro de estruturas de telhado, pedreiro revestidor ou pedreiro assentador ou, ainda, experiência profissional em comando de equipes de trabalhadores na área da construção civil). Para essa comprovação é necessário tirar cópias da carteira profissional (páginas fotografia, qualificação civil e contrato de trabalho) ou ter uma declaração da empresa com carimbo do CNPJ.
Caso o candidato tenha adquirido experiência por meio informal, será realizada uma entrevista técnica no dia da matrícula. Em caso de aprovação, o candidato fica apto para se matricular. Outras informações pelo telefone (13) 3222-5396.
(Ana Paula Vianna)