SindusCon-SP: CUB paulista se mantém estável em novembro

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

SindusCon-SP: CUB paulista se mantém estável em novembro

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo se manteve estável em novembro na comparação com outubro, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). No período, o CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.295,63 por metro quadrado. No ano a alta chega a 5,58%.
Dentro da composição do indicador, os custos médios com mão de obra representaram 61,26%, materiais, 35,58% e despesas administrativas 3,16%.
Os custos da construção têm se mantido estáveis devido à fraca atividade da economia, comenta o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto. “O custo da mão de obra se mantém enquanto a maioria dos materiais registra estabilidade ou deflação, devido à baixa demanda. E no momento não se antevê mudança neste cenário para os próximos meses”, comenta.
Com desoneração
Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos também houve estabilidade no CUB na comparação com outubro, totalizando R$ 1.201,01 por metro quadrado. Em 12 meses, o indicador chegou a 5,53%.
Na mesma base de comparação, foi registrada participação de 58,21% nos custos de mão de obra, 38,38% de materiais e 3,41% em despesas administrativas.
Custos dos insumos
Em novembro, 22 itens registraram altas maiores que o IGP-M, que registrou queda de -0,03%, sendo as maiores em telha ondulada fibrocimento 6 mm (0,96%), porta lisa para pintura (0,63%) e concreto FCK=25 MPa (0,38%). Entre os materiais de maior relevância para o cálculo do CUB, o cimento CPE-32, saco de 50 kg ficou estável, enquanto o aço CA-50 Ø 10 mm teve queda de 0,29%.
Custo Unitário Básico (CUB)
Calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o Custo Unitário Básico (CUB)  é o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.