SindusCon-SP espera novas quedas de juros para aquecer o mercado imobiliário

SindusCon-SP espera novas quedas de juros para aquecer o mercado imobiliário

A queda da taxa anual de juros básicos a menos de um dígito é uma boa sinalização para a retomada futura dos negócios imobiliários, comentou José Romeu Ferraz Neto, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
“Em função da inflação reduzida, ainda há espaço para novas quedas da taxa de juros, o que deverá aumentar a atratividade das aplicações na Caderneta de Poupança. Isto trará mais recursos ao crédito imobiliário, aquecendo este mercado em 2018”, afirmou Romeu Ferraz.
Entretanto, o presidente do SindusCon-SP observou que um crescimento mais sustentado da indústria da construção dependerá de outras variáveis. “Os investidores continuam retraídos. O grande desafio é descolar o desempenho da economia da crise política. Isto requer manutenção de maioria parlamentar no Congresso, maior racionalização dos gastos públicos, aprovação da reforma previdenciária e continuidade das concessões e parcerias público-privadas, entre outras medidas”, afirmou.
Para Romeu Ferraz, novos aumentos de impostos só irão elevar a inflação e retardar a queda dos juros. “Uma maior arrecadação precisa vir do crescimento da economia. O aumento da carga tributária vai na contramão deste crescimento porque inibe o consumo e a capacidade de investimento das empresas.”