SindusCon-SP lança campanha de combate ao Aedes Aegypti

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

SindusCon-SP lança campanha de combate ao Aedes Aegypti

Certo da importância da união de esforços para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o SindusCon-SP lançou nesta sexta-feira (29) uma campanha de conscientização nos canteiros de obra contra a proliferação do mosquito.
A campanha vai mobilizar profissionais de saúde, com a organização de palestras de orientação para os trabalhadores, divulgação de vídeos educativos e cartazes com dicas de medidas de prevenção. Todo o material que será distribuído nos canteiros está disponível no site do SindusCon-SP para download e reutilização nacionalmente.
“Com pequenas ações podemos vencer essa batalha. Precisamos fazer a nossa parte, promovendo a conscientização. É uma questão de mudança de cultura”, afirmou o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa.
Os técnicos de segurança do trabalho do Programa SindusCon-SP de Segurança estão sendo capacitados para orientar os trabalhadores dos canteiros das associadas no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Os técnicos serão agentes multiplicadores de conhecimentos aos trabalhadores. A mobilização é total”, afirma Ishikawa. Ao final do treinamento será realizada uma verificação e avaliação prática de possíveis focos. O conhecimento também será replicado em eventos realizados pelo sindicato, como ConstruSer e Megasipat.
Ações práticas
Atitudes simples para evitar o acúmulo de água parada, como manter tonéis, barris d’água, reservatórios e caixas d’água bem tampados, manter o lixo sempre fechado e utilizar toldos para proteção de peças e objetos que possam ficar expostos à chuva são algumas das orientações que serão reforçadas pela campanha. “O compromisso de verificação precisa ser diário.”
Para estruturar ações efetivas com outros representantes do setor, o SindusCon-SP também tem discutido o assunto com representantes do Seconci-SP, Sintracon-SP, Força Sindical e da Defesa Civil no Estado de São Paulo. A intenção é atingir o maior público possível, buscando capacitar agentes multiplicadores para a identificação de potenciais focos do mosquito.
Dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em novembro pelo Ministério da Saúde, indicam que 199 municípios do país estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Foram registrados mais de 1,6 milhão de casos da doença no País em 2015, de acordo com dados do Ministério da Saúde.