Revista Conjuntura da Construção está no ar

Revista Conjuntura da Construção está no ar

Já está no site do SindusCon-SP a edição de junho da revista trimestral Conjuntura da Construção, fruto da parceria do sindicato com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Capa revista Conjuntura da ConstruçãoNa reportagem de capa, a publicação traz a avaliação de representantes dos empresários e da academia, sobre como é possível avançar para se multiplicar as iniciativas de ampliação da infraestrutura, com a participação decisiva do setor privado.
Em suas análises a respeito, Luiz Antônio Messias e Maristela Honda, vice-presidentes de Infraestrutura, PPPs e Concessões do SindusCon-SP, destacam a necessidade de a modelagem e o financiamento destas iniciativas abrirem espaço à participação das médias e pequenas empresas.
A reportagem traz ainda entrevistas com Armando Castelar Pinheiro, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV; Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE); Venilton Tadini, presidente-executivo da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria de Base (Abdib); e Mario Guimarães, sócio da QGMB Consultoria.
Em outro artigo, Edmilson de Siqueira Varejão Neto, pesquisador do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV, mostra como o setor de infraestrutura para transportes urbanos poderá contribuir fortemente com o crescimento do PIB, os negócios da construção e a geração de emprego.
Paralelamente, a crise econômica voltou a elevar o déficit habitacional, conforme artigo dos economistas Ana Maria Castelo, Carolina Nour e Robson Gonçalves, analisando a situação da moradia do país em 2015.
Outra questão relevante nesta área, a da sustentabilidade dos empreendimentos de programas de governo após a entrega das chaves, é examinada em artigo das economistas Andréa de Paiva,