Ribeirão de Incertezas…

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Ribeirão de Incertezas…

O Brasil tem vivido momentos turbulentos nos últimos anos, tanto no cenário político quanto no econômico. O resultado é nítido e sentido por todos: recessão, milhares de empresas em dificuldades fechando as portas, desemprego e a falta de confiança dos investidores e enormes prejuízos para as famílias e para os setores que produzem o PIB brasileiro.
Em Ribeirão Preto, a sociedade sofre os efeitos da profunda crise brasileira e, em especial, as revelações surgidas na Operação Sevandija, da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de corrupção instituído no poder público municipal.
A “Califórnia Brasileira” está estarrecida. A boa e linda cidade progressista está com sua imagem arranhada. Aproximam-se o final de mandatos e começo de novos, e o reflexo de tudo que está acontecendo são enormes prejuízos para a sociedade, com os serviços públicos praticamente estagnados. A cidade está sem rumo.
Em um momento no qual o País tenta se reorganizar para a retomada da confiança e dos investimentos, Ribeirão Preto passa por uma situação que vai em sentido oposto. Todos os setores, tanto públicos quanto da iniciativa privada, são afetados.
A construção civil, responsável por milhares de empregos e que mobiliza a maior cadeia produtiva em todos os países, empregando trabalhadores das mais diversas qualificações, sofre com tudo isso. Essas incertezas, que tanto assustam e causam indignação a todos, trazem um prejuízo enorme para o setor, tirando-nos o alicerce e a base que garantem sustentação.
A corrupção é um mal que precisa ser extirpado da sociedade e a mudança passa por cada um de nós.
O SindusCon-SP, entidade com mais de 80 anos de história, lançou em 2015 um Programa de Ética e Compliance. O objetivo é fomentar valores e princípios éticos, fortalecendo a indústria da construção civil e estimulando nossas associadas e outras empresas do setor a também desenvolverem internamente seus instrumentos de controle, de atuação responsável e governança corporativa.
Está na hora de Ribeirão Preto seguir o exemplo e ter novo rumo.

Engenheiro Civil José Batista Ferreira
Diretor Regional do SindusCon-SP em Ribeirão Preto